Chanceler diz que Lula pode se reunir com Biden para aprovar resolução na ONU

Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 19:40
Lula e Joe Biden. Foto: RIcardo Stuckert

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, não descarta uma reunião do presidente Lula com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, para aprovar resolução de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Ele diz que o petista “fala constantemente e sempre que necessário” com o mandatário americano.

O Brasil apresentou uma resolução no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta quarta (18) e os Estados Unidos vetaram o documento, junto de outros quatro países. Doze votaram a favor do texto: China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Rússia e Reino Unido decidiram se abster.

Os Estados Unidos possuem poder para bloquear resoluções como membro permanente do conselho. A embaixadora americana Linda Thomas-Greenfield afirmou estar desapontada com o texto brasileiro, alegando que ele não mencionava o direito de autodefesa de Israel.

“Infelizmente, não foi possível aprovar essa resolução. Ficou clara a divisão de opiniões. Mas acho que, do nosso ponto de vista e da nossa Presidência, fizemos todo o esforço possível para cessar as hostilidades, parar com os sacrifícios humanos e dar certa assistência a populações locais e aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Nossa preocupação sempre foi humanitária neste momento, mas cada país tem sua inspiração própria”, afirmou Vieira.

O chanceler ainda citou a visita de Biden a Israel e disse que não acredita que o encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, teve outro objetivo além da busca de soluções para o conflito.

“A visita de Biden é um momento importante e bom para que possa expressar preocupação com os cidadãos americanos. Não sei de outras motivações. Ele vai fazer contatos que tenho certeza que serão no sentido de procura de entendimento e solução pacífica para o conflito”, prosseguiu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link