Chanceleres russo e americano discutem por telefone

Atualizado em 12 de fevereiro de 2022 às 14:15
blinken e levrov: Chanceleres discutem por telefone
Chanceleres americano Antony Blinken, e russo, Sergei Lavrov 

Antes da conversa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chanceleres russo e americano discutiram. Os chefes da diplomacia russa, Sergei Lavrov, e americana, Antony Blinken trocaram acusações por telefone hoje (12).

Segundo a nota divulgada pela Chancelaria em Moscou, Lavrov acusou Washington de fazer uma “campanha de propaganda” por uma eventual invasão da Rússia na Ucrânia. Ele disse que os EUA e seus aliados querem provocar e encorajar as autoridades de Kiev para um conflito na região de Donbass, Leste da Ucrânia, local onde o exército ucraniano enfrenta há oito anos separatistas pró-Moscou.

O ministro russo disse ainda que Washington e Bruxelas ignoraram as principais demandas de segurança apresentadas em dezembro pela Rússia, relativas à expansão da Otan, a aliança militar ocidental, para perto de suas fronteiras.

Leia mais:

1- Bolsonaro explica por que vai à Rússia em meio a crise na Ucrânia

2- VÍDEO: Rússia vai invadir a Ucrânia? Especialista acredita que não

3- VÍDEO: Europa será arrastada à guerra se Ucrânia se juntar à Otan, diz Putin

EUA afirma que invasão à Ucrânia resultaria em “resposta transatlântica”

Segundo o Departamento de Estado americano, Blinken disse a Lavrov que uma invasão “resultaria em uma resposta transatlântica determinada, maciça e unida”. O chanceler americano ainda afirmou que os canais diplomáticos continuam “abertos” para evitar um conflito, mas que será necessário que Moscou reduza a presença de militares nas fronteiras com a Ucrânia.

A Rússia colocou cerca de 100 mil soldados perto de sua fronteira com Ucrânia, mesmo negando ter planos de invasão. A nação russa realiza exercícios militares na vizinha Bielorrússia. Hoje (12), o Kremlin informou que está retirando parte da diplomacia da embaixada em Kiev e de seus consulados na Ucrânia, caracterizada como uma medida semelhante as anunciadas por países ocidentais e seus aliados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link