Chapa Lula e Alckmin é possível? Presidente do PT em SP acha que sim

Atualizado em 7 de novembro de 2021 às 17:13
Veja Lula e Alckmin
Lula e Geraldo Alckmin. Foto: Ricardo Stuckert/Wikimedia Commons

O ex-prefeito de São Bernardo e presidente do PT em SP, Luiz Marinho, admitiu que é viável uma chapa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lua da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) nas eleições de 2022.

LEIA MAIS:

1 – ‘Cavaleiro de Bolsonaro’, que ameaçou Felipe Neto, tem BO de agressão contra filha de 6 anos e está fugido da Justiça

2 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores

3 – Jornalista da Folha que atacou Marília Mendonça é o que chamou Dilma de “zumbi”

Lula e Alckmin 2022?

Essa aliança, segundo ele, pode ocorrer a despeito da histórica rivalidade entre os dois. Ao Diário do Grande ABC, Marinho confirmou a ideia.

“O momento é de conversas, diálogo, construções de pontes. Para o primeiro e o segundo turnos. Assim é a política. Sabemos identificar quem são nossos adversários para a retomada do Brasil da esperança”, declarou Marinho, em nítida menção às ameaças antidemocráticas capitaneadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Tem muita água para correr sob a ponte das eleições. Aguardemos”.

Essa chapa Lula-Alckmin passaria por algumas costuras.

De malas prontas do PSD, Alckmin migraria para o PSB, histórico aliado do petismo.

É assim que o ex-governador abandonaria o projeto de voltar ao comando do Palácio dos Bandeirantes, como vem trabalhando. Estaria alinhado com o PSD, de Gilberto Kassab e repetiria a vitoriosa dobrada com Márcio França (PSB).

Aliança seria construída como forma de unir bandeiras econômicas defendidas pelo antigo tucanato com a da justiça social, atribuída ao ex-presidente.

“É o único tucano que gosta de pobre”, teria dito Lula sobre Alckmin.

Em 2006, os dois rivalizaram na eleição presidencial.

Naquela ocasião, o petista venceu o tucano no segundo turno.

O DCM antecipou essa informação

Reportagem exclusiva de Naian Lopes no DCM em 3 de novembro: “Gilberto Kassab tem articulado para que Geraldo Alckmin seja o vice de Lula em 2022. O objetivo é fazer com que o PT retire a candidatura do governo de São Paulo e abra caminho para Márcio França disputar contra Rodrigo Garcia com o PSD na vice da chapa.

Conforme apurou o DCM, o encontro de Alckmin e o ex-presidente no meio do ano não foi por acaso. Eles conversaram sobre diversos assuntos. A iniciativa partiu para tentar aproximá-los. Agora o foco é fazer com que ambos concordem que o melhor caminho é a união.

Kassab tem dito que Rodrigo Pacheco será o candidato do PSD, mas tudo é jogo de cena. Não é segredo para ninguém que seu maior desejo é colocar o partido ao lado de Lula. E Alckmin é quem ele acredita ter a maior possibilidade de ser aceito pelo petista.

Porém, Lula e Geraldo não concordaram totalmente com a ideia. O ex-governador de São Paulo relembra das críticas que fez ao PT no passado. Enquanto o ex-presidente não tem tanta certeza que conseguirá ter uma boa relação com Alckmin até o fim do mandato”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.