Categories: BrasilDestaques

Chauí ao DCM: “Temos um ‘golpe sem cabeça’, com poderes que lutam entre si”. Por José Cássio

Chauí

 

Em participação no programa “Mariana Godoy Entrevista” (Rede TV) nesta sexta, 15, o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur, reiterou a intenção do governo interino de Michel Temer de realizar mudanças nas Leis Trabalhistas, com foco na terceirização da mão de obra e na definição da idade mínima de 67 anos para a aposentadoria.

O deputado federal pelo PRB alegou que Brasil precisa de produtividade, por isso a necessidade de modificar a relação entre empresários e trabalhadores e ajustar as contas da previdência social.

Essa pauta é, na opinião da filósofa Marilena Chaui, a consequência mais nefasta do golpe em curso no Brasil. “Tenho pena dos jovens”, disse a professora em entrevista por telefone ao DCM, neste sábado, 16.

“O que estamos assistindo no país, esse acerto de contas com o neoliberalismo, é um retrocesso ao século 19, com o agravante de que as pessoas só vão perceber os efeitos daqui a alguns anos”.

Segundo Marilena Chauí, “imaginar que será possível negociar individualmente com os patrões, sem precisar da CLT, é uma análise equivocada, um brutal retrocesso nos direitos sociais”.

Sem acompanhar o que acontece no Brasil pela mídia deste o início dos anos 2000 – “não assino jornais e revistas, não ouço rádio nem vejo TV” -, a professora tem percorrido os estados para palestras em que fala sobre o que chama de desinstitucionalização do país.

“O que estamos assistindo é um ‘golpe sem cabeça’”, define. “Poderes que lutam entre si e não são reconhecidos pela sociedade. E todos, mídia, justiça, legislativo e executivo brigando por sua fatia no bolo de interesses”.

A filósofa conta que o lado positivo da crise é o ressurgimento dos movimentos sociais. “Desde os anos 80 eu não via tanta efervescência”, diz ela, citando o grupo dos secundaristas como um dos mais inovadores.

“Não sabemos onde tudo isso vai dar, mas basta acessar a internet para notar que os jovens estão atentos ao que acontece e mais participativos do que nunca”.

A professora rechaça com vigor a tese de que a população está apática com relação ao golpe contra a democracia e os 54 milhões de eleitores que votaram em Dilma e estão tendo de engolir Michel Temer.

“Nisso a mídia foi competente”, diz ela, lembrando que o país vive uma dominação ideológica de direita e que a violência é uma marca dos usurpadores. “Experimente dizer que você é do PT: corre o risco de ser atacado em público. É uma intolerância fascista que, confesso, eu desconhecia”.

Sobre a tentativa frustrada de golpe de estado na Turquia, deflagrado neste fim de semana, a professora lembra que se trata de mais um capítulo na crise geo-política.

“O quadro mostra a fragmentação dos sistemas a partir da falência do capitalismo como modelo dominante”, diz Marilena Chauí. “Veja o que aconteceu na Inglaterra: um dia após o plebiscito que definiu pela saída da União Europeia já havia gente pedindo nova votação para reverter a decisão. Uma exasperação que ninguém sabe onde vai dar”.

O estado de coisas no Brasil reflete a desestabilização da Europa, diz a professora. “A desinstitucionalização que estamos vivenciando não é só desalentadora; ela é também perigosa”, conclui.

Temer, Beto Mansur e seus asseclas estão aí para não deixá-la mentir.

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Folha muda título de matéria desonesta sobre taxa de desemprego

A Folha de S.Paulo mudou o título de uma matéria desonesta sobre desemprego, mas manteve…

35 minutos ago

Quem é possível vice de Trump que matou cachorro e cabra a tiros

Cotada para ser vice do ex-presidente Donald Trump nas eleições de 2024 nos Estados Unidos,…

1 hora ago

Cadáver é encontrado em lago do Parque Ibirapuera em SP

Na manhã desta terça-feira (30), um cadáver foi encontrado no lago do Parque Ibirapuera, localizado…

1 hora ago

Lula celebra queda do desemprego: “Vamos seguir avançando”

O presidente Lula celebrou a notícia de que o Brasil atingiu a taxa de 7,9%…

2 horas ago

Justiça de SP nega prisão de motorista de Porsche pela 3ª vez

A Justiça de São Paulo negou pela terceira vez a prisão preventiva de Fernando Sastre…

2 horas ago

Felipe Neto detona Folha e Globo por fake news sobre desemprego: “Sensacionalistas”

O influenciador Felipe Neto desmentiu as matérias da Globo e Folha de S.Paulo que afirmam…

3 horas ago