Chef faz ação com população de rua após censura contra estrogonofe

Voltando atrás, Janaína Rueda fez um post no Instagram afirmando que fará uma ação diferente com esse prato

Atualizado em 11 de março de 2022 às 9:50
Chef faz ação com população de rua após censura contra estrogonofe
Chef faz ação com população de rua após censura contra estrogonofe. Foto: Reprodução/Instagram

O Bar da Dona Onça, restaurante do Centro de São Paulo, primeiro afirmou que não iria mais servir estrogonofe. O motivo era a origem russa do prato, que está entre os mais pedidos do estabelecimento, com cerca de mil preparos por mês. O mico dessa iniciativa fez os donos recuarem.

Em “apoio aos ucranianos”, como disse a chef do restaurante, Janaína Rueda, eles tinham tomado decisão de não servir mais o tradicional prato. Voltando atrás, Janaína fez um post no Instagram afirmando que fará uma ação diferente com esse prato, envolvendo a população de rua de São Paulo.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Pedimos o prato “cancelado” em restaurante de SP
2 – McDonald’s vai fechar temporariamente unidades russas
3 – Tropas de Donetsk conquistam a cidade de Volnovakha, diz Rússia

O que a chef do restaurante falou sobre o estrogonofe?

“Quem me conhece sabe da minha luta pela fala popular, comunicação através da comida, é o que eu venho fazendo há muitos anos, sou direta, simples, sem rodeios. Minha intelectualidade vem da rua mesmo, da minha luta, da minha superação, manifesto minhas indignações da minha forma. Não sou intelectual, não tenho a menor pretensão em ser e muito menos quero compactuar com essa ditadura maldosa da Elite de formadores de opinião.

Que não conseguem enxergar as dores de um povo, seja ela qual for, que defende um pra atacar o outro, são falsos e ainda por cima cutucam feridas de uma população subestimada como a nossa brasileira. Sou cozinheira, sou mãe, sou mulher de acertos e erros, sabe por quê?

Porque sou humana, sou lutadora dos meus ideais. Não abro mão disso por ter que obedecer as falas e as escritas de críticos intelectuais que não sabem se quer pegar o seu conhecimento e ensinar, já que criticar é tão bom! Bom dia! Amor, com amor se paga.

A chef Janaina Rueda @janainarueda1 do @bardadonaonca e @acasadoporcobar, sempre engajada nos contextos sócio-político-culturais da atualidade, levando Alta Gastronomia como forma de atuação social, promoverá uma ação junto ao Pão do Povo da Rua como forma de protestar contra a crise humanitária na Ucrânia.

Causada pela ofensiva militar russa. De hoje até 31/03 toda a renda obtida na venda do Estrogonofe (prato delicioso e o queridinho dos frequentadores do Bar da Dona Onça) será revertida para o projeto Pão do Povo da Rua.

Semanalmente, também através do projeto, a chef Rueda (que é madrinha do Pão do Povo da Rua) já produz um Cuscuz Paulista para a distribuição à população em situação de rua. Nessas próximas semanas, no lugar do cuscuz a chef produzirá o famoso Estrogonofe, distribuindo-o às pessoas em situação de rua, acolhidas pelo projeto.

Serão milhares de pessoas alimentadas, em uma ação que transforma dor e sofrimento humanitários em dignidade alimentar, sabor e combate à fome! Colabore com essa ação e ajude o Pão do Povo da Rua!”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link