Chico Teixeira disseca o suposto plano terrorista do Hezbollah no Brasil

Atualizado em 8 de novembro de 2023 às 20:46
Francisco Teixeira, Doutor em História Social, fala ao DCM sobre a prisão dos supostos terroristas no Brasil. Reprodução

O professor Francisco Teixeira, Doutor em História Social, falou ao DCM sobre a prisão de indivíduos suspeitos de envolvimento com terrorismo ou recrutamento de terroristas na região de Foz do Iguaçu.

Teixeira, que já trabalhou extensivamente nessa área e possui um trabalho publicado sobre o tema do terrorismo e células terroristas em Foz do Iguaçu, refuta a veracidade dessas alegações.

Ele destaca que o que ocorre na região é um recolhimento de dinheiro, uma prática normal que também acontece em direção à Palestina, ao Vaticano, e a Israel, por diferentes comunidades.

O professor ressalta que sempre houve uma relação de envio de recursos entre a comunidade sírio-libanesa-palestina na região, reiterando a normalidade dessa prática ao longo do tempo.

Entretanto, Teixeira expressa profundo desconforto diante da informação de um suposto acordo entre o Ministério das Relações Exteriores e o governo Netanyahu.

Segundo ele, esse acordo envolveria a prisão de cidadãos sírios, libaneses e palestinos com dupla nacionalidade, como parte de uma estratégia para obter a libertação de reféns brasileiros em Gaza.

O professor considera tal acordo, caso  confirme-se, vergonhoso, pois implicarioa em aceitar condições impostas ao Brasil, e critica o possível impacto negativo na política externa brasileira, caso essa informação seja confirmada.