China confina quase 30 milhões de pessoas em novo surto de Covid

Atualizado em 15 de março de 2022 às 9:21
Testes na China
China registra maior número de casos em dois anos/ Foto: Reprodução

A China registrou, nesta terça-feira (15), o maior surto de Covid dos últimos dois anos. A capital provincial Changchum, com nove milhões de habitantes, e ao menos outras 13 cidades, enfrentam um confinamentos totais e parciais. Quase 30 milhões de pessoas precisaram ser confinadas.

De acordo com dados da Comissão Nacional da Saúde (CNS), o país registrou 5.280 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número desde a primeira onda, no início de 2020. A província de Jilin (nordeste do país) foi a mais afetada, com mais 3.000 casos nesta terça-feira. É o sexto dia consecutivo em que o balanço de casos diários supera mil contágios.

Com as restrições já no fim de 2019, o país conseguiu conter as infecções durante a primeira onda da doença na cidade de de Wuhan, mas enfrentou recentemente vários focos vinculados à variante ômicron.

Leia mais: 

1- Pfizer diz que quarta dose de vacina contra a Covid é indispensável

2- SP: Mortes de não vacinados é 26 vezes maior do que imunizados contra Covid

3- Observatório Covid-19 diz que diminuir proteção é prematuro

Impactos da Covid na China

De acordo com a imprensa chinesa, o governador de Jilin prometeu fazer o possível para “alcançara a covid zero comunitária em uma semana”. As medidas provocaram o fechamento de várias fábricas na cidade, entre elas a gigante taiwanesa Foxconn, principal fornecedora da Apple.

A Bolsa de Hong Kong registrou queda de 6,20% nesta terça-feira, enquanto Xangai fechou em baixa de 4,95%. Dezenas de voos domésticos a partir dos aeroportos de Pequim e Xangai foram cancelados.

“O recente surto de covid e as novas restrições, em particular o confinamento em Shenzhen, pesarão sobre o consumo e causarão interrupções no abastecimento a curto prazo”, afirmou Tommy Wu, da Oxford Economics, em um comunicado. Ele acrescentou que, com isso, será um “desafio” para a China atingir a meta oficial de crescimento econômico de 5,5% para este ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link