Apoie o DCM

SP: Mortes de não vacinados é 26 vezes maior do que imunizados contra Covid

SP: Mortes de não vacinados é 26 vezes maior do que imunizados contra Covid
Foto: Hakan Nural (Unsplash)

O número de mortes por Covid-19 entre pessoas não vacinadas no estado de São Paulo foi 26 vezes maior do que entre as pessoas já plenamente imunizadas, revela levantamento inédito do governo paulista. A pesquisa foi feita entre 5 de dezembro de 2021 e 26 de fevereiro de 2022, mesmo período de explosão de casos por causa da variante ômicron.

O número de mortes no período entre os 716,8 mil paulistas que não foram vacinados chegou a 2.377. Ou seja, 332 por 100 mil habitantes. Já entre os 38,3 milhões que completaram o ciclo vacinal e tomaram as duas doses, o equivalente a 88,5% da população do estado elegível para a vacinação, os óbitos chegaram a 4.903. Ou seja, 13 mortos por 100 mil habitantes.

O grupo de 2,9 milhões de paulistas que receberam apenas uma dose da vacina também esteve mais vulnerável: foram 662 mortos com esquema parcial de imunização. Ou 22 para cada 100 mil habitantes. O cruzamento de dados, feito a pedido da coluna de Mônica Bergamo, na Folha, analisou 7.942 mortes inseridas pelos 645 municípios no sistema Sivep-Gripe nestes três meses.

Leia também:

1- Observatório Covid-19 diz que diminuir proteção é prematuro

2- Kalil testa positivo para COVID e está em isolamento

3- Endemia: por que Bolsonaro rebaixar status da Covid-19 é um erro

Saúde alerta para vacinação contra Covid

“É mais uma evidência da importância da vacinação”, diz o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano. “As pessoas podem escolher entre estar no grupo mais protegido, amplamente majoritário entre os paulistas, ou naqueles mais vulneráveis”, afirma.

“É também um alerta aos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina: sempre é tempo de completar o seu esquema vacinal”, segue.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link