Apoie o DCM

Chuvas fortes no Rio de Janeiro criam caos com hospital alagado, mortes e avenida interditada

Atualizado em 14 de janeiro de 2024 às 13:52
Forte chuva alaga vias importantes no Rio de Janeiro, como a avenida Brasil. Foto: Fausto Maia/Thenews2/Folhapress

As intensas chuvas que assolam a cidade e o estado do Rio de Janeiro desde a madrugada deste domingo (14) têm desencadeado sérias consequências. Localidades como Ricardo de Albuquerque e Belford Roxo reportam casos de desaparecidos, enquanto a Avenida Brasil permanece interditada e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, encontra-se alagado. O transbordamento do Rio Acari levou ao fechamento de estações da Linha 2 do Metrô.

O Centro de Operações da prefeitura anunciou a elevação para o estágio 4 (quarto nível numa escala de 5) às 02h45, devido aos elevados índices pluviométricos acumulados em 24 horas. A situação impacta a rotina da cidade, especialmente na Zona Norte, com diversas ocorrências em curso.

O prefeito Eduardo Paes, por meio de suas redes sociais, insta as pessoas a evitarem a Avenida Brasil, enquanto a prefeitura trabalha na restauração da energia no Hospital Ronaldo Gazolla. Niterói, por sua vez, registra um recorde histórico de chuvas em uma hora, totalizando 120,2 milímetros.

A MetrôRio comunica que o temporal afetou o entorno das estações da Linha 2, forçando a operação provisória entre as estações Colégio e General Osório/Ipanema. Estações como Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto permanecem temporariamente fechadas.

As equipes de manutenção estão em mobilização para restaurar o sistema metroviário após o escoamento da água, conforme comunicado oficial da concessionária. A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros monitoram as precipitações em todo o estado, atendendo a mais de 150 ocorrências nas últimas 24 horas.

Em Belford Roxo, equipes buscam por uma vítima feminina adulta desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, enquanto em Ricardo Albuquerque, bombeiros, com o auxílio de cães farejadores, procuram por uma vítima masculina adulta soterrada após o desabamento de uma edificação.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, emitindo alertas quando necessário. O risco hidrológico é considerado alto ou muito alto em diversas regiões, propenso a alagamentos e inundações, enquanto o risco geológico é destacado, com possibilidade de deslizamentos de terra.

De acordo com o Alerta Rio, uma frente estacionária no oceano ainda influencia o tempo no município do Rio neste domingo, prevendo céu predominantemente nublado e chuva fraca a qualquer momento, podendo ser moderada pela manhã. Os ventos permanecerão fracos a moderados, com temperaturas estáveis entre 23°C e 31°C.