Conheça a cidade que não tem paciente por Covid na UTI após vacinação em massa

Atualizado em 19 de janeiro de 2022 às 17:24
foto de uma pessoa de pele negra recebendo a vacina contra a covid. Na foto, há apenas a imagem do braço direito e uma seringa.
Cidade possui mais de 70% da população com a dose de reforço. Foto: Tatiana Fortes

A cidade de Botucatu, no estado de São Paulo, não tem nenhum dos seus morados em leitos de UTI com Covid-19. Isso se deve ao fato da cidade ter passado por uma vacinação em massa contra a doença entre maio e agosto do ano passado. A cidade bateu recorde de casos confirmados, 1.919, mas nenhum dos pacientes desenvolveu a forma grave da doença.

Em 12 de junho de 2021, quando a cidade atingiu o pico de casos, havia o registro de 988 pessoas contaminadas por semana. Nessa época Botucatu chegou a ter 38 pacientes em leitos de UTI. No dia de ontem, 70% da população, ou 100 mil pessoas, já tomaram a dose de reforço.

1 – Por que Robinho não pode ser extraditado para a Itália após ser condenado

2 – Ciúmes de Bolsonaro? Weintraub volta a atacar Centrão: “A gente não gosta”

3 – Lula se mostra otimista com a candidatura de Haddad: “PT nunca esteve tão próximo”

Vacinação em massa no município garantiu controle da pandemia

O município tem hoje 90,95% da população com as duas doses ou dose única das vacinas. É a maior cobertura entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no estado.

O secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, disse que “Embora o grande número de casos, devido à característica da nova variante Ômicron, não vemos esse aumento refletido nas internações e nas mortes. Isso demonstra a eficiência da vacina e a importância de cada botucatuense que ainda não se imunizou procurar o quanto antes um posto de saúde. Iniciamos nesta semana a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade e queremos o quanto antes proteger todas elas”.

O experimento de vacinação em massa é parte de um projeto para testar a eficácia da vacina da AstraZeneca. O Ministério da Saúde, a prefeitura do Município, a Universidade de Oxford, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o laboratório AstraZeneca, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Bill e Melinda Gates fazem parte da condução do projeto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.