Ciro Gomes elogia Olavo de Carvalho, que retribui e diz que o pedetista é conservador: “Fica se fazendo de esquerdista”

Atualizado em 10 de outubro de 2020 às 10:42

O vídeo não é recente, mas voltou a circular na rede depois que Olavo de Carvalho passou a criticar Jair Bolsonaro e sua nova estratégia para se manter no poder, aliado ao Centrão.

No vídeo, Ciro Gomes elogia o guru do bolsonarismo e Olavo de Carvalho faz elogios rasgados ao ex-candidato pelo PDT, lembrando que ele é mais afinado com suas posições.

Recomenda um pé na bunda de Mangabeira Unger, o professor de Harvard reconhecido por ter algum nível influência sobre o ex-presidente dos EUA Barack Obama, que foi seu aluno.

Olavo de Carvalho talvez tenha razão neste caso.

Sabe-se que Ciro entrou na política nos anos 70 como jovem militante da Arena, o partido que dava sustentação à ditadura.

Ele foi do PSDB, se aliou a Paulinho da Força durante um tempo, foi do PSB de Márcio Lacerda e serviu a Lula como seu ministro.

Quem é Ciro?

Passou mais tempo servindo à direita, considerando que o PSDB, como está claro hoje, nunca foi um partido social-democrata.

Era liberal e foi responsável pela execução de um projeto selvagem de privatizações.

Na rede social e em grupos de WhatsApp, Ciro já é apresentado num formato que lembra muito o das campanhas de Bolsonaro, com muito verde e amarelo e pouco da mão segurando a rosa, o símbolo do PDT, que representa o socialismo, o trabalhismo e a social-democracia.

Segundo Olavo, o próprio Ciro já lhe disse: “Você tem razão em tudo o que você fala, mas eu não posso reconhecer isso em público”.

Se verdadeiro o relato — e deve ser, já que Ciro elogia Olavo –, o pedetista está enganando muita gente.