“Coach do Campari” de saias, influenciadora viraliza ao “proibir” homens de lavar pratos

Na onda da "manosfera", Ingrid Santiago prega que a mulher tem de ser submissa ao homem

Atualizado em 5 de março de 2023 às 13:36

“Homem não lava a louça e nem limpa a casa. Deixa só eu te falar o porquê. Enquanto as mulheres colocam os homens para lavar a louça e limpar a casa, elas só aumentam a energia feminina deles e faz com que o cara diminua a energia masculina”, diz a coach Ingrid Santiago, que ultrapassou 200 mil seguidores no Instagram.

Embora não dissemine a ideologia “red pill” de figuras como Thiago Schutz, Ingrid, a “leoa”, ensina mulheres a se preocuparem com o peso e a manterem o homem no casamento. Em outro vídeo na rede social, a coach e personal trainer também diz que o sertanejo é uma “música que pode acabar com sua família” e que as pessoas deveriam prezar mais pela religião cristã.

A "leoa" Ingrid
A “leoa” Ingrid. Foto: Reprodução/Instagram

No YouTube, seu canal, Mulher Alfa TV, é pequeno e ela não passa de 300 inscritos. No TikTok ela está crescendo, com 150 mil seguidores. Há quatro anos, suas dicas se restringiam ao estilo de vida e emagrecimento.

Foi no Instagram que ela ousou mais e viralizou em fevereiro. Depois de postar uma foto com a bandeira do Brasil em Brasília, sinal de apoio em Bolsonaro, ela postou vídeos no formato Reels do Instagram com um microfone de alta qualidade e em um formato que simula podcasts, como o Flow.

Ingrid dá a entender que votou em Bolsonaro
Ingrid dá a entender que votou em Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

Viralizou. Ela pulou de uma média de 300 curtidas para centenas de milhares.

Nas gravações, Ingrid foca nas dicas de relacionamento, sempre buscando agradar aos homens e afirmando que as mulheres deveriam ser submissas.

A coach que agrada a extrema direita

Ingrid chega ao Pânico da Jovem Pan
Ingrid chega ao Pânico da Jovem Pan. Foto: Reprodução/Instagram

O vídeo de Ingrid sobre os homens que não deveriam lavar pratos foi criticado por feministas que lutam historicamente pela igualdade de oportunidades e de obrigações domésticas. Na extrema direita, no entanto, a coach foi aplaudida. E o elogio veio do programa Pânico, da Jovem Pan.

Daniel Zukerman soltou em um dos programas mais vistos da rádio extremista: “Essa coach diz que homens que fazem serviços domésticos perdem a energia masculina. Agora o Emílião [Surita] vai entender! (…). Ela tem um perfume Channel. Você deveria apoiar ela. Porque ela está defendendo a classe masculina”.

Na pegada tradicional do Pânico, que é a polêmica vazia e o bate-boca, Surita, o apresentador principal, chamou Ingrid Santiago de patricinha e pediu para ver as unhas dela. “Ela deve ter mais de uma empregada”, disse o chefe da trupe.

Mesmo com um discurso que agrada os machistas, a coach foi zoada na Jovem Pan. Isso não a fez se sentir menos orgulhosa da repercussão. A polêmica vazia, e preconceituosa, está impulsionando o seu perfil nas redes.

“Mulher de chad”

No universo dos influenciadores “red pill”, masculinistas e machistas, há uma expressão chamada “chad”. É uma gíria para macho alfa.

O conceito é disseminado em podcasts como RedCast, Submundo Intelectual e Inteligência Magnética, que contabilizam milhares de visualizações. Os recortes dos programas chegam em milhões, tanto no próprio YouTube quanto no TikTok.

Embora Ingrid Santiago não dissemine explicitamente não seja ligada aos programas desses masculinistas, suas ideias são parecidas com coaches e programas que atingem esse público de homens que querem “recuperar o masculinismo”, a “manosfera”.

Outro lado

O DCM procurou a coach Ingrid Santiago. Até o momento da publicação desta reportagem, não obtivemos resposta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link