Com Marina, Haddad e Anielle Franco, Lula embarca para encontro com Biden nos EUA

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 13:20
“Até a minha volta no sábado, o companheiro Geraldo Alckmin fica na Presidência”, diz Lula no embarque
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta quinta-feira (9) para os Estados Unido, onde se encontrará amanhã com o presidente Joe Biden. Sua chegada à base Aérea Saint Andrews está prevista para as 18h00 de hoje (horário de Brasília). O convite a uma visita oficial do presidente brasileiro foi feito pelo próprio Biden, no dia 9 de janeiro, quando ambos conversaram sobre os atos de terrorismo em Brasília por bolsonaristas, no dia anterior.

Antes do encontro oficial com o colega americano, Lula tem outras agendas (confira abaixo), com destaque para o senador democrata Bernie Sanders, que liderou uma iniciativa de resolução do congresso americano por respeito e reconhecimento do resultado das eleições no Brasil. O documento foi aprovado no Senado norte-americano em 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno das eleições brasileiras.

Em postagens nas redes sociais, Lula cumprimenta o vice, Geraldo Alckmin, que volta a assumir o posto interinamente. “Embarcando para os EUA para encontro com o presidente Biden. Até a minha volta no sábado, @geraldoalckmin fica na presidência. Bom trabalho!”, escreveu o presidente. Alckmin já assumiu o cargo, em janeiro, durante viagem de Lula à Argentina, a primeira missão internacional do atual mandato.

Lula e Biden vão conversar sobre a democracia e o cada vez mais preocupante avanço da extrema direita sobre os regimes nos dois países e no mundo. Ambos combatem ameaças semelhantes: os ex-presidentes Donald Trump e seu discípulo Jair Bolsonaro, que lideraram ataques não só verbais como físicos à democracia dos Estados Unidos e do Brasil. Em 6 de janeiro de 2021 e 8 de janeiro de 2023, respectivamente, hordas golpistas atacaram o Congresso americano, em Washington, e a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Meio ambiente

Outro destaque da agenda será o meio ambiente e a mudança climática, uma das principais bandeiras dos dois líderes. O Brasil de Lula está virando a página do capítulo mais sombrio na história, em relação à destruição das florestas e dos biomas do país, perpetrada por Bolsonaro e seu governo.

É significativo que, na viagem, Lula estará acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considerada uma das maiores autoridades mundiais no tema. Além dela, estarão com o presidente nos EUA os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além do assessor especial Celso Amorim, do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcio Elias Rosa, e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Rússia e Ucrânia

Os dois chefes de Estado também devem conversar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, deflagrada em fevereiro do ano passado. Lula deve ser pressionado por Biden a de alguma maneira apoiar o país de Volodymyr Zelensky. A expectativa é sobre como será a abordagem do norte-americano e de que maneira o brasileiro dará a resposta.

Pressionado pelo chanceler alemão Olaf Scholz no final de janeiro, Lula respondeu que o país não iria fornecer munições de tanques para a Alemanha repassar aos ucranianos. “O Brasil não tem interesse de passar munições para que sejam utilizadas em guerras. O Brasil é um país de paz e não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta, porque neste instante acho que devemos procurar a paz”, disse Lula.

Desafios comuns

Em nota divulgada ontem, o Palácio do Planalto afirmou que “Brasil e Estados Unidos enfrentam desafios semelhantes ligados à radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual”. O governo confirmou que “a reativação” do compromisso brasileiro com a conservação ambiental está no “centro da agenda”.

Na área, econômica, a conversa vai se dar em torno da “busca da dinamização de investimentos, em particular na transição energética e geração de energia limpa”, diz a nota. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial brasileiro depois da China, que deve ser o próximo compromisso internacional de Lula.

Agenda de Lula – Estados Unidos

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília):

Quinta-feira (9/2)
18h10 – Chegada à Base Aérea Saint Andrews

Sexta-feira (10/2)
12h30 – Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House
13h15 – Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House
14h – Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO)
17h30 – Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca

Sábado (11/2)
12h30 – Retorno ao Brasil

Publicado originalmente em Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link