Destaques

Com Marina, Haddad e Anielle Franco, Lula embarca para encontro com Biden nos EUA

“Até a minha volta no sábado, o companheiro Geraldo Alckmin fica na Presidência”, diz Lula no embarque
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta quinta-feira (9) para os Estados Unido, onde se encontrará amanhã com o presidente Joe Biden. Sua chegada à base Aérea Saint Andrews está prevista para as 18h00 de hoje (horário de Brasília). O convite a uma visita oficial do presidente brasileiro foi feito pelo próprio Biden, no dia 9 de janeiro, quando ambos conversaram sobre os atos de terrorismo em Brasília por bolsonaristas, no dia anterior.

Antes do encontro oficial com o colega americano, Lula tem outras agendas (confira abaixo), com destaque para o senador democrata Bernie Sanders, que liderou uma iniciativa de resolução do congresso americano por respeito e reconhecimento do resultado das eleições no Brasil. O documento foi aprovado no Senado norte-americano em 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno das eleições brasileiras.

Em postagens nas redes sociais, Lula cumprimenta o vice, Geraldo Alckmin, que volta a assumir o posto interinamente. “Embarcando para os EUA para encontro com o presidente Biden. Até a minha volta no sábado, @geraldoalckmin fica na presidência. Bom trabalho!”, escreveu o presidente. Alckmin já assumiu o cargo, em janeiro, durante viagem de Lula à Argentina, a primeira missão internacional do atual mandato.

Lula e Biden vão conversar sobre a democracia e o cada vez mais preocupante avanço da extrema direita sobre os regimes nos dois países e no mundo. Ambos combatem ameaças semelhantes: os ex-presidentes Donald Trump e seu discípulo Jair Bolsonaro, que lideraram ataques não só verbais como físicos à democracia dos Estados Unidos e do Brasil. Em 6 de janeiro de 2021 e 8 de janeiro de 2023, respectivamente, hordas golpistas atacaram o Congresso americano, em Washington, e a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Meio ambiente

Outro destaque da agenda será o meio ambiente e a mudança climática, uma das principais bandeiras dos dois líderes. O Brasil de Lula está virando a página do capítulo mais sombrio na história, em relação à destruição das florestas e dos biomas do país, perpetrada por Bolsonaro e seu governo.

É significativo que, na viagem, Lula estará acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, considerada uma das maiores autoridades mundiais no tema. Além dela, estarão com o presidente nos EUA os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além do assessor especial Celso Amorim, do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcio Elias Rosa, e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Rússia e Ucrânia

Os dois chefes de Estado também devem conversar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, deflagrada em fevereiro do ano passado. Lula deve ser pressionado por Biden a de alguma maneira apoiar o país de Volodymyr Zelensky. A expectativa é sobre como será a abordagem do norte-americano e de que maneira o brasileiro dará a resposta.

Pressionado pelo chanceler alemão Olaf Scholz no final de janeiro, Lula respondeu que o país não iria fornecer munições de tanques para a Alemanha repassar aos ucranianos. “O Brasil não tem interesse de passar munições para que sejam utilizadas em guerras. O Brasil é um país de paz e não quer ter qualquer participação, mesmo que indireta, porque neste instante acho que devemos procurar a paz”, disse Lula.

Desafios comuns

Em nota divulgada ontem, o Palácio do Planalto afirmou que “Brasil e Estados Unidos enfrentam desafios semelhantes ligados à radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual”. O governo confirmou que “a reativação” do compromisso brasileiro com a conservação ambiental está no “centro da agenda”.

Na área, econômica, a conversa vai se dar em torno da “busca da dinamização de investimentos, em particular na transição energética e geração de energia limpa”, diz a nota. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial brasileiro depois da China, que deve ser o próximo compromisso internacional de Lula.

Agenda de Lula – Estados Unidos

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília):

Quinta-feira (9/2)
18h10 – Chegada à Base Aérea Saint Andrews

Sexta-feira (10/2)
12h30 – Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House
13h15 – Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House
14h – Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO)
17h30 – Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca

Sábado (11/2)
12h30 – Retorno ao Brasil

Publicado originalmente em Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para…

1 hora ago

Múcio admite possibilidade de GLO no RS, mas impõe condição; saiba qual

Em declarações recentes, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou a viabilidade da utilização…

1 hora ago

PT vai ao STF para pedir inelegibilidade de Ricardo Nunes, diz Boulos

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), declarou nesta quinta-feira (9) que…

1 hora ago

Produtores do RS dizem que “não há motivo para alerta com arroz”

A recente inundação no Rio Grande do Sul levantou preocupações sobre a disponibilidade de arroz…

2 horas ago

Água do Guaíba começa chegar às cidades do sul do RS

A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar…

2 horas ago

Essencial do DCM TV: Governo Lula: 51 bilhões para o RS; prefeito bolsonarista “tenta lacrar” e leva invertida de Pimenta

https://www.youtube.com/watch?v=dN0KOMxfLbg Prof Viaro faz o giro de notícias do dia e entrevista: - 21h -…

3 horas ago