Com nove partidos, Lula tem a maior aliança de sua história

Atualizado em 6 de agosto de 2022 às 16:45
Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva posando para foto lado a lado e sorrindo
Geraldo Alckmin e Lula têm a maior coligação deste ano. Foto: Reprodução/Instagram

Lula formou a maior aliança da história de suas candidaturas à presidência. No total, nove siglas compõem o grupo de apoio ao ex-presidente: PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir. É a maior coligação entre os candidatos nas eleições deste ano e todas as legendas oficializaram o apoio no primeiro turno.

Esta é a sexta eleição disputada pelo ex-presidente. Nas outras cinco disputas, as coligações do petista tinham entre três e sete partidos. Veja a lista:

  • 1989: três partidos
  • 1994: sete partidos
  • 1998: cinco partidos
  • 2002 (venceu): cinco partidos
  • 2006 (venceu): três partidos
  • 2022: nove partidos

Por conta da quantidade de partidos na coligação do candidato petista, ele terá o maior tempo de TV na disputa deste ano: 3min e 16s. Jair Bolsonaro, que está em coligação com três partidos (PL, Progressista e Republicanos), terá 2min e 40s.

Em seguida, aparecem Simone Tebet, em aliança com MDB, PSDB, Podemos e Cidadania, e 24 segundos a menos que o chefe do Executivo. Ela tem a segunda maior coligação entre os candidatos

Em quarto lugar está a senadora Soraya Thronicke, candidata do União Brasil, com 2min e 7s. Seu partido é o resultado da união entre o PSL e o DEM, e é detentor do maior fundo eleitoral e da maior fatia de tempo para a propaganda eleitoral.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link