Com tiro no rosto, terceiro PM morre em SP em três semanas consecutivas

Atualizado em 3 de fevereiro de 2024 às 7:44
Samuel Wesley Cosmo, da Rota, foi assassinado na Baixada Santista. Foto: reprodução

Um policial militar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), a tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, morreu após ser baleado durante um patrulhamento de rotina na cidade de Santos, no litoral paulista, na tarde de sexta-feira (2). O soldado Samuel Wesley Cosmo foi atingido por volta das 17h20 na avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Jóquei Clube.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou a morte do soldado Cosmo por meio de uma rede social. “Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel”, escreveu.

Diante do ocorrido, batalhões do policiamento de Choque foram deslocados da capital para o litoral, e uma nova Operação Escudo foi iniciada, em paralelo a uma ação semelhante que já estava em curso na Baixada Santista desde a morte do soldado Marcelo Augusto da Silva, em janeiro.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, também se pronunciou em uma rede social, informando que está em Santos no início da operação para localizar os responsáveis pelo crime.

Desde julho de 2023, uma série de mortes de policiais tem sido registradas no litoral de São Paulo. A sequência começou com a morte do soldado Patrick Bastos Reis, também da Rota, durante uma ação em Guarujá, dando origem à Operação Escudo, implementada por Tarcísio.

Nos primeiros três meses da ação conjunta de diversas forças policiais, pelo menos 28 civis foram mortos em supostos confrontos armados. Após setembro, a segunda fase da Escudo teve início, causando oito mortes após um policial militar aposentado ser atacado em São Vicente.

Policiais Militar na Operação Escudo no Guarujá. Foto: Reprodução

Desde janeiro de 2024, a morte do soldado Cosmo marca a terceira baixa policial em três semanas em São Paulo. No último dia 18, a soldado Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, foi morta a tiros durante um assalto em Parelheiros, zona sul paulistana.

Já no dia 26, o soldado Marcelo foi assassinado a tiros na interligação da rodovia Anchieta-Imigrantes, em Cubatão, também na Baixada Santista. O policial, que atuava na Operação Verão em Praia Grande, foi baleado por volta das 2h30 quando retornava para sua casa em Diadema, região metropolitana de São Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link