Comandante do Exército brasileiro viaja aos EUA por “reciprocidade”

Atualizado em 15 de março de 2022 às 21:02
exército
General Paulo Sérgio Nogueira é o comandante do Exército brasileiro. Foto: Reprodução/Redes sociais

Nome cotado para assumir a vaga do general Braga Netto no Ministério da Defesa, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio, embarcou nesta terça-feira (15) para Washington, nos Estados Unidos, para participar de uma visita oficial ao chefe do Estado-Maior do Exército estadunidense, general Mark Miller. Ele também terá um encontro protocolar com o embaixador brasileiro em Washington, Nestor Forter. A viagem seria motivada por “reciprocidade” entre os países.

Segundo informou a entidade, em nota, a missão internacional já estava programada e não teria quaisquer relações com os conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia. Além das visitas, está prevista a participação do general Paulo Sérgio em um evento oficial: a passagem de chefia da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, única organização militar brasileira no exterior. A Comissão está diretamente subordinada ao Gabinete do Comandante.

A presença do Comandante teria sido agendada com o objetivo de garantir “reciprocidade” a uma visita de comitiva dos EUA ocorrida por ocasião da Operação Culminating, uma operação bilateral entre os dois países que durou cinco anos. As informações são do portal UOL.

Agenda

O DCM entrou em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército  para saber mais detalhes sobre a agenda do comandante em Washington. Confira:

– audiência com o Embaixador do Brasil em Washington;
– participação na solenidade de passagem de chefia da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), única organização militar do EB no Exterior e subordinada diretamente ao Gabinete do Comandante do Exército; e
– audiência com o Chefe do Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos.

A comitiva é composta pelo Comandante do Exército Brasileiro, pelo Chefe do Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro e por dois coronéis assessores.

Leia mais:

1- Após ataques de militares, comandante do Exército se aproxima do STF

2- O chefe da Pasta, Braga Neto, é cotado a vice de Bolsonaro

3- A divulgação dos documentos representaria “risco aos princípios da hierarquia e da disciplina no Exército”

Entenda o que é a Operação Culminating

Em 2021, cerca de 200 militares brasileiros embarcaram para os Estados Unidos, a fim de participar da Operação. Antes disso, tropas dos EUA estiveram no Brasil para participar de um exercício no Vale do Paraíba.

Segundo nota divulgada à imprensa, o Exército Brasileiro deu início, em 2017, ao Plano Conjunto de Atividades junto ao Exército dos Estados Unidos, que foi denominada Operação Culminating.

O principal objetivo da ação bilateral seria o “aprimoramento da tropa, ao mesmo tempo em que o tiro real de fração no nível subunidade permite a aplicação de todos os armamentos orgânicos de uma SU em combate”.

Entre 3 de janeiro e 22 de fevereiro de 2021, por exemplo, a Companhia de Fuzileiros Paraquedistas do Exército Brasileiro esteve no Centro de Prontidão e Treinamento Conjunto (Joint Readiness Training Center – JRTC), em Fort Polk, nos Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link