Comando Vermelho se alia à maior milícia do RJ e expande território

Atualizado em 24 de setembro de 2023 às 14:58
CV deixa recado a moradores do Recreio dos Bandeirantes após aliança. Foto: Reprodução

Uma investigação da Polícia Civil apontou uma nova aliança entre o Comando Vermelho e uma das maiores milícias do Rio de Janeiro. A facção criminosa agora expande seu território para a Zona Oeste da capital. Os primeiros indícios da união passaram a surgir no começo do ano, quando o CV passou a atuar na Gardênia Azul, região habitualmente dominada pela milícia.

Segundo a delegacia especializada em ações de grupos paramilitares, as altas cúpulas da facção e da milícia são as responsáveis pelo acordo. O CV e os paramilitares entravam em conflito constantemente no local. As disputas pelo controle das regiões de Gardênia Azul e Recreio dos Bandeirantes já vitimaram mais de vinte pessoas esse ano.

O último caso ocorreu no último dia 16, quando a polícia encontrou o corpo do miliciano Luís Paulo Aragão Furtado, conhecido como Vin Diesel. O criminoso foi assassinado a tiros na Zona Oeste. Segundo a polícia, Vin Diesel traiu a milícia e estava ajudando o CV a assumir o controle da região. Vin Diesel era procurado pela justiça por dois homicídios qualificados.

O miliciano Vin Diesel foi encontrado morto. Foto Reprodução

A polícia acredita que o pacto entre as organizações envolve o fornecimento de armamento e acordo comercial. Além do tráfico de drogas, a exploração conta com vendas de gás, água e cobranças de taxas para moradores e comerciantes locais. As investigações apontam que a união foi selada no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio e principal reduto da facção criminosa.

A promotora de justiça Elisa Neves conta que a movimentação do crime organizado está mudando com a expansão do Comando Vermelho para áreas que eram originalmente da milícia. Segundo o delegado André Neves, algumas disputas e rachas internos nos grupos paramilitares estão abrindo espaço para a associação dos grupos com facções criminosas consideradas rivais anteriormente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link