Brasil

Comitê da ONU quer acabar com a “porta giratória” entre Judiciário e política no Brasil

ONU alfinetou situação de Moro, ex-juiz, ex-ministro de Bolsonaro e atual senador
Foto: Reprodução

Em uma crítica à transformação de juízes e procuradores do Brasil em políticos, o Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu medidas concretas para que o país ponha um ponto final na migração de autoridades do Poder Judiciário ao Executivo. A organização chamou o efeito que está tentando barrar de “portas giratórias”.

Pela primeira vez em mais de 10 anos, o Comitê realizou uma sabatina com o Brasil para examinar o cenário dos direitos fundamentais na região. O resultado da ação é uma lista de preocupações graves sobre as violações e recomendações para que o governo mude sua maneira de lidar com os direitos humanos.

Agora, para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou a missão de avaliar os pontos destacados pela ONU e, em um período de três anos, informar aos peritos internacionais o que fez para tirar as sugestões do papel. Com a resposta, o Comitê vai classificar o país e prestar informações à Assembleia-Geral da organização.

Em informe publicado nesta quarta-feira (26), o comitê se definiu “preocupado com os relatos de falta de independência, incluindo alegações de “portas giratórias” entre o Judiciário e o Poder Executivo, que podem levar a conflitos de interesse, influência indevida e desigualdades baseadas em raça, no Sistema Judiciário; e com a falta de medidas eficazes para resolvê-los”.

Lula avaliará recomendações da ONU – Reprodução

De acordo com a coluna de Jamil Chade no UOL, na sabatina realizada há um mês, os peritos alfinetaram a situação do ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União), que também foi ministro da Justiça durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O Comitê foi o mesmo que o considerou parcial no julgamento de Lula. Segundo Carlos Gomez Martinez, um dos peritos da ONU, o órgão recebeu dados sobre o Brasil e o que “ocorreu no caso Lula”: “Todas as medidas devem ser tomadas para garantir a imparcialidade e aparência de imparcialidade na Justiça”.

Uma das recomendações da entidade foi evitar o fenômeno das chamadas “portas giratórias”, com o objetivo de garantir “a independência e a imparcialidade do sistema judiciário”.

Já em outro trecho, a ONU “observa com preocupação os relatórios sobre interferências na independência do judiciário, alegações de assédio, intimidação de advogados que trabalham em casos políticos de alto nível e sobre a corrupção no sistema judiciário, particularmente nas áreas rurais”.

“O Comitê também está preocupado com os ataques verbais, inclusive de funcionários de alto escalão, contra o judiciário, incluindo a Suprema Corte”, disse a organização.

Nesse quesito, a entidade pede que o Brasil tome “todas as medidas necessárias para salvaguardar, na lei e na prática, a total independência, imparcialidade e segurança dos juízes e promotores”.

O Comitê recomendou que eles sejam protegidos de pressões e interferências indevidas, que existam salvaguardas suficientes, tanto na lei quanto na prática, para garantir a total independência e segurança dos advogados, entre outras sugestões.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

“Lula é muito corajoso e importante porque luta pela paz”, diz Oliver Stone

Diretor do documentário "Lula", que estreou neste domingo (19) no Festival de Cannes, Oliver Stone…

28 minutos ago

Dino mantém afastamento de desembargadores da Lava Jato; entenda

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de liminar dos…

37 minutos ago

Quem é Kawara Welch, presa por stalkear médico em MG

Aos 23 anos, Kawara Welch foi presa no início de maio acusada de praticar stalking…

1 hora ago

Polícia suspeita que advogada desaparecida foi morta e teve corpo ocultado

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) suspeita que a advogada e estudante de…

2 horas ago

RS: Leite reservou 0,009% do orçamento para Defesa Civil em 2024

O governo do Rio Grande do Sul, liderado por Eduardo Leite (PSDB), destinou R$ 7,6…

2 horas ago

Centro de Porto Alegre é coberto por lixo após recuo da água; veja fotos

O Centro Histórico de Porto Alegre (RS) foi tomado por montanhas de lixo e entulho…

3 horas ago