Como a filha de 4 anos de Mica Angela Hendricks salvou a arte da mãe

Mica Angela Hendricks era uma boa ilustradora, não mais que isso. Tampouco era menos que isso, é verdade. Com traço preciso, fazia desenhos que misturavam o realismo com a caricatura. Chegou a ser publicada em revistas americanas de segundo escalão, mas não era exatamente uma estilista. Era uma boa ilustradora. Nada além disso e, ao mesmo tempo, era tudo isso.

Mas seu trabalho parecia condenado a uma carreira desenhando para pouca gente ver. Quem você pode atingir na revista Retail Traffic? Ou na revista Bust? Pouca gente, e provavelmente pessoas sem grandes interesses em artes – uma coisa é publicar numa revista de pouca circulação, digamos que na Zupi, mas com muita gente ali interessada em arte; outra é numa publicação destinada a profissionais de logística varejista. Nada contra os varejistas, obviamente. Apenas, percentualmente, não é o melhor lugar para encontrar o público alvo de um artista.

Pois Mica Angela certa vez deixou sua filha de 4 anos terminar um de seus trabalhos. E essa foi a grande cartada da carreira da ilustradora. A obra feita em co-autoria com sua filha a levou para um patamar artístico que seus desenhos comuns jamais levariam. É brilhante. É lindo. É adorável. É comovente.

É original.

Mica Angela não era uma estilista. Mas operando junto com sua filha, o trabalho ganhou um estilo único. A junção não apenas as tornou estilistas – as tornou grandes estilistas.

O trabalho artístico em grupo é um exercício de desapego. O artista quase sempre quer como ele quer. Não são raras as brigas em bandas. Ainda assim, é muito comum na música haver criação colaborativa. As bandas têm membros com funções diversas. Nas artes plásticas, não. Levando uma banda para o universo de um pintor, seria mais ou menos como se houvesse um cara para fazer os contornos, um outro para fazer as sombras, mais um para fazer as cores. Quiçá um para fazer o vermelho, outro para fazer o azul e assim por diante.

No mundo do cinema e do teatro a colaboração é também comum. Embora haja uma hierarquia muito mais clara do que a das bandas, há várias funções desempenhadas por muita gente que vai ser determinante no resultado final. Mesmo assim, há co-direções, da mesma forma com que há co-autorias.

Voltando ao mundo das artes plásticas, quem soube trabalhar em co-autoria foram Otávio e Gustavo Pandolfo, famosos como OsGêmeos. Quem sabe essas duas aspirantes a gênias não cheguem em breve ao mesmo patamar dos brasileiros – ou quem sabe mais longe ainda.

Ruivo

Emir Ruivo é músico e produtor formado em Projeto Para Indústria Fonográfica na Point Blank London. Produziu algumas dezenas de álbuns e algumas centenas de singles. Com sua banda, Aurélios, possui dois álbuns lançados pela gravadora Atração. Seu último trabalho pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=dFjmeJKiaWQ

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Ruivo

Recent Posts

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

16 minutos ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

31 minutos ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

38 minutos ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

1 hora ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

2 horas ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

2 horas ago