Como será o BBB 3 000 000?

Do BBB 14 para o BBB 3 000 000 pode ser um pulo

Nietzsche disse que o tempo é um círculo e não uma linha contínua em que caminhamos sempre do passado para o futuro. O passado assim é infinito, tanto quanto o futuro. Duas estradas curvas e infinitas que se encontram sempre no “Instante”.

Talvez seja impossível representar racionalmente o que isso significa. O infinito parece que não cabe nas nossas ideias e mesmo o paraíso eterno das religiões é inimaginável. Tanto quanto uma natureza em que o Big Bang seja uma constante.

Mas a ideia de Nietzsche do Eterno Retorno parece então cientificamente e talvez até religiosamente razoável. Contudo, traz o problema de que em um universo assim, infinito no tempo, tudo o que poderia acontecer, de fato, já aconteceu. O passado não tem fim nem começo. “E a gente de tanto se repetir não vai notar… que a gente de tanto se repetir não vai notar…”, resume o refrão de “Domingo”, dos Cavaleiros Marginais.

Acredito ter visto uma evidência disso assistindo ao Big Brother. De repente fiquei com a impressão de que aquela história seria repetida para sempre e cedo ou tarde mesmo os personagens e suas conversas se repetiriam. A miss desse programa talvez já fosse a mesma de algum outro e a gente não percebesse.

Nietzsche perguntava se nos agradaria viver essa mesma vida ainda infinitas vezes e eu pergunto quem será a miss do BBB 3.000.000? Quando as possibilidades de ser alguém absolutamente único entrarão em colapso com o Eterno Retorno no infinito e veremos que a miss é a mesma? Como uma alma que reencarna num outro mundo ou uma combinação aleatória de fatores que, nas probabilidades do infinito, para sempre terão de se repetir. Na verdade, a pergunta mais adequada talvez seja o que temos de tão único que nos garanta que jamais existirá alguém igual a nós?

Para alguns empiristas, uma defesa possível dessa condição singular parece a de que nossos amigos são únicos, assim como nossos inimigos ou as impressões digitais. Porém nossa experiência no tempo e no espaço é limitada demais para aceitá-la. Já outros podem dizer que é o observador quem modifica o observado e é quando nós mesmos mudamos que os outros nos parecem diferentes. Mas então até quando mudaremos e no que queremos nos transformar ou estamos nos transformando, pergunta Nietzsche. Qual ser humano acreditamos ser o melhor, pergunta o Big Brother.

O programa, no entanto, é uma simulação mal-acabada do Deus que morre em Nietzsche. Um Deus preso a valores e que observa, julga e distribui prêmios e castigos de acordo com o que lhe agrada. É isso o que o Big Brother oferece ao público. A voz da maioria simula a voz desse Deus morto e é à maioria que o participante precisa agradar, como o religioso a seu Deus. Ele se vê também observado o tempo inteiro, ainda que tenha no pensamento um esconderijo inviolável, podendo assim tentar enganar o público. Calcular ações a simular o que acredita serem virtudes e sentimentos nobres. Algo impossível em relação ao Deus de Nietzsche, a quem ninguém enganava. As pessoas é que eram enganadas e por isso mataram Deus.

É provável que no BBB 3.000.000 ainda nenhum aparelho seja capaz de apanhar os pensamentos dos participantes ou se relacionar com eles do mesmo modo que fazia o Deus morto. Mais difícil ainda que leia nas entrelinhas do silêncio de cada um. Caso consiga, talvez revele que a miss, de fato, é a mesma. Ou quem sabe não encontre miss alguma. Descubra que na verdade não há nada de único nos seus pensamentos que lhe garanta uma individualidade e encontre em todos os outros os mesmos, traduzidos em diferentes linguagens. As mesmas máquinas desejantes, batizadas por Deleuze. Sempre desmontáveis, reversíveis, conectáveis, com múltiplas entradas e saídas. Purgatórios, infernos e paraísos. Todas as formas de um mesmo princípio criador de realidades, sem centro, início ou fim e nenhum juiz além de nós mesmos.

Na ausência de Deus, para julgar a vida alheia, criamos o Big Brother.

Leonardo Mendes

Leonardo é catarinense, jornalista e escreve no blog Van Filosofia. http://filosofiavan.wordpress.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Leonardo Mendes

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

5 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

5 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

6 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

6 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

8 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

8 horas ago