Compare a capa do Estadão apoiando o golpe de 2016 e a dos protestos contra Bolsonaro

Atualizado em 30 de maio de 2021 às 12:19

Todos os grandes jornais impressos brasileiros, com exceção da Folha de S.Paulo, não deram manchete ou o devido destaque aos protestos em mais de 20 cidades contra o governo Bolsonaro, o genocídio na pandemia e a falta de vacinas. Os telejornais, da Globo até a Record, deram matérias curtas e deturparam o sentido das manifestações. Tudo porque a velha imprensa não engole atos convocados por lideranças de esquerda conectadas com o povo mais pobre.

LEIA – Jornais ignoram atos contra Bolsonaro e mostram o desprezo com o leitor, os fatos a democracia

Mas uma das capas choca mais: A do jornal O Estado de S.Paulo.

LEIA MAIS – “Essa bandeira é nossa!”: passou da hora de tirar os símbolos nacionais da mão dos fascistas

O Estadão do editorial “Uma Escolha Difícil”, que não soube decidir entre Haddad e Bolsonaro – abrindo espaço para o bolsonarismo no poder.

Na capa de 30 de maio de 2021, há apenas uma pequena chamada com o título: “Milhares vão às ruas contra Bolsonaro e causam aglomeração”.

A capa do Estadão em 13 de março de 2016 não tinha manchete. Apenas uma foto da Avenida Paulista lotada com o pato amarelo da Fiesp.

Incrível como a velha mídia apoiou com orgulho o golpe parlamentar de 16 – e é incapaz de se posicionar verdadeiramente contra Bolsonaro. Não apoia o impeachment que é realmente necessário.

Estadão está nos Trending Topics do Twitter. Sendo detonado.

Confira algumas das reações.