Confira os principais pontos do megadecreto de Milei

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 18:44
Javier Milei e sua equipe ministerial, durante pronunciamento na Casa Rosada. Foto: Reprodução/Casa Rosada

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na noite de quarta-feira (20) um megadecreto para desregular a economia do país. O texto, publicado por meio de um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), entrou em vigor nesta quinta-feira (21). Com informações do g1.

A medida, uma das promessas de campanha de Milei, abre caminho para a privatização de empresas públicas, tais como Aerolineas Argentinas ou a petrolífera YPF, flexibiliza o mercado de trabalho e cria uma política de céus abertos na aviação. Na prática, o decreto revoga ou modifica mais de 350 normas.

“Estamos fazendo o máximo para tentar diminuir a crise que herdamos”, disse o presidente argentino.

Apesar de já estar em vigor, o texto do decreto será analisado nos próximos dias por uma comissão formada na Câmara e no Senado antes de ser votado no Congresso.

Embora o Decreto de Necessidade de Urgência esteja previsto na Constituição Nacional da Argentina, há possibilidade de questionamentos legais quanto à sua aplicação.

Advogados constitucionais ouvidos pelo jornal argentino La Nación afirmam que o DNU não atende aos requisitos de urgência necessários para sua aplicação. Segundo os especialistas, Milei teria ultrapassado seus poderes, avançando sobre as competências do Congresso.

Principais pontos do megadecreto e seus impactos na economia da Argentina:

Reforma trabalhista

Na análise do economista Bruno Musa, sócio da AcquaVero Investimentos, o decreto tem como principal foco a flexibilização dos preços, permitindo que sejam determinados pela livre oferta e demanda. O objetivo é impulsionar a produção e evitar a escassez no mercado.

O decreto prevê a “modernização do regime de trabalho para facilitar os processos de geração de emprego genuíno”, indicando uma profunda reforma trabalhista no país. O governo busca “reforçar o princípio da liberdade contratual entre as partes”, incluindo a garantia de que “as obrigações contratuais em moeda estrangeira sejam pagas na moeda acordada”.

Segundo Bruno Musa, as medidas vão promover a flexibilização dos contratos e, consequentemente, do mercado de trabalho. Um trecho do decreto determina que os acordos trabalhistas devem ser obrigatoriamente firmados entre as partes, sem intervenção do Estado.

O novo decreto de Milei também estabelece que, em situações de greve em setores e serviços considerados essenciais, pelo menos 75% dessas atividades devem permanecer em funcionamento. Essa regra vale para hospitais, serviços de transporte de água, combustíveis e educação infantil, entre outros.

Além disso, o trecho do decreto define que atividades de “importância transcendental”, como correios, comercialização de alimentos e serviços bancários e financeiros, devem operar no mínimo com 50% de sua capacidade.

Outro ponto que gera controvérsia está relacionado à alteração nas regras de pagamento das “cotas solidárias” aos sindicatos, anteriormente obrigatórias para afiliados e não afiliados. A partir de agora, todo pagamento só será efetuado com o consentimento e a autorização explícita do trabalhador.

Liberalização do comércio

Assim como nas alterações do mercado de trabalho, Javier Milei fez importantes modificações nas regras sore o comércio na Argentina. Uma dessas mudanças inclui a revogação da Lei das Gôndolas, que estabelecia que supermercados deveriam oferecer produtos de pequenas e regionais empresas, além de limitar a quantidade de itens de uma mesma marca.

O novo decreto também revogou a Lei do Abastecimento, que concedia ao governo a capacidade de controlar os aumentos de preços.

De acordo com Musa, essas medidas buscam promover a liberdade econômica de preços e enfrentar a inflação no médio e longo prazo. Atualmente, o índice de preços na Argentina já ultrapassa 160% no ano.

Musa destacou que o controle de preços, antes praticado pelo governo, pode proporcionar uma sensação de benefício a curto prazo. Contudo, ele adverte que, na prática, isso pode resultar no oposto, aumentando a pressão inflacionária.

Javier Milei durante discurso após tomar posse como presidente da Argentina. Foto: Luis Robayo/AFP

“Os preços são determinados pela lei da oferta e demanda. Se você tabela um preço, isso leva à falta de produção. Ou seja, os empreendedores deixam de produzir esses produtos que não compensam mais no preço acordado, uma vez que [a regulamentação dos preços] é uma medida para segurar artificialmente a inflação”, pontuou.

Em paralelo, o governo revogou a Lei do Aluguel, que previa contratos de três anos e proibia acordos em dólares. Com essa mudança, os aluguéis agora terão uma duração de dois anos, com atualizações semestrais, e os contratos podem ser firmados em dólares.

Privatizações

Além das significativas mudanças na reforma trabalhista e no controle de preços, o decreto do presidente argentino contempla uma de suas principais promessas para a economia: a privatização das empresas estatais. Três mudanças fundamentais abrem espaço para essas transformações:

  1. Revogação da regulamentação que impede a privatização de empresas públicas;
  2. Revogação do regime das empresas estatais;
  3. Transformação de todas as empresas do Estado em sociedades anônimas para sua subsequente privatização.

Para Bruno Musa, as alterações no mercado de trabalho e o fim da regulação de preços deve garantir maior segurança jurídica, institucional e econômica à Argentina. Neste contexto, o próximo passo seria iniciar as privatizações, apontam especialistas.

Embora a venda de estatais à iniciativa privada possa resultar em uma onda de demissões, como ocorreu no período do Plano Cavallo, as perspectivas a longo prazo são otimistas. A expectativa é que essas mudanças incentivem investimentos estrangeiros no país.

Musa acredita que Javier Milei poderá colher os primeiros resultados dessas medidas em até dois anos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link