“Congresso da direita”: Bolsonaro e deputado argentino querem evento para “combater a esquerda na região”

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 às 13:59
O político de extrema-direita, Javier Milei
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado argentino de extrema-direita e provável candidato à Presidência, Javier Milei, realizaram na manhã desta quarta-feira (15) uma videoconferência para debater estratégias que impulsionem o retorno da extrema-direita ao poder na América Latina, após as significativas derrotas no Peru (2021), Chile (2021), Colômbia (2022) e Brasil (2022).

Os dois também teriam conversado sobre a realização de um “congresso da direita” na Argentina, que terá eleições gerais em outubro. As pesquisas indicam uma possível vitória da oposição de centro-direita no país.

“Nesta quarta-feira de manhã, Jair Bolsonaro e eu vamos fazer uma chamada. Basicamente, estamos construindo uma estratégia para enfrentar a esquerda em nível internacional. E uma possibilidade que também estamos elaborando é fazer uma espécie de congresso da direita na Argentina”, disse Milei, ao canal de notícias TN.

O pré-candidato à Presidência na Argentina também defendeu que não houve atos terroristas ou qualquer tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro em Brasília, quando bolsonaristas atacaram a sede dos Três Poderes.

“É uma grande mentira que pudesse haver um golpe de Estado. Não pode ser isso. De um lado você tem as Forças Armadas; do outro, pessoas desarmadas. Que os desarmados possam derrotar os armados é estranho. Venderam outra mentira”, afirmou Milei.

Ele ainda acusou Lula de reprimir os manifestantes em vez de esclarecer que não houve fraude. “Terminemos com a outra mentira. Houve uma eleição muito turva no resultado. As pessoas estiveram durante 70 dias pedindo que esclarecessem as coisas, mas Lula não esclareceu as coisas. Reprimiu. Se ele tinha a verdade do lado dele, devia ter mostrado os dados. Que Lula demonstre que não houve fraude. Lula nunca se preocupou por esclarecer”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link