Congresso dos EUA pede indiciamento de Trump por invasão ao Capitólio

Atualizado em 19 de dezembro de 2022 às 17:26
Donald Trump
Foto: Anna Moneymaker-Pool/Getty Images

Um comitê do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, recomendou aos promotores federais que acusem Donald Trump de insurreição, obstrução de procedimentos oficiais, conspiração para promover fraude e por fazer declarações falsas.

O Departamento de Justiça não é obrigado a abrir os processos contra o ex-presidente, mas pode aumentar a pressão sobre os promotores, que investigam Trump por diversas suspeitas.

O deputado Bennie Thompson, presidente do comitê, disse no início da reunião desta segunda-feira (18) que se os EUA quiserem sobreviver como uma nação de leis e democracia, a invasão como a do Capitólio e o questionamento ao resultado das eleições, nunca mais acontecerá.

Ele também criticou o ex-presidente por minar a fé no sistema democrático. “Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé”, afirmou.

O trabalho do comitê faz parte de uma série de investigações sobre o ataque. Cinco pessoas morreram durante o incidente e mais de 140 policiais ficaram feridos.

“Entre as descobertas mais vergonhosas deste comitê, estava o presidente Trump sentado na sala de jantar do Salão Oval, assistindo ao violento tumulto no Capitólio pela televisão”, disse a deputada Liz Cheney.

Trump diz que as investigações que enfrenta têm motivação política e alega que o comitê é dominado pelos democratas, sendo tendencioso.

“O altamente partidário comitê está vazando ilegalmente informações confidenciais para qualquer um que queira ouvir”, escreveu o ex-presidente em sua plataforma Truth Social, antes da reunião de hoje.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link