Conheça o megatraficante líder do “Clã Mota”, resgatado de helicóptero de operação da PF

Atualizado em 4 de julho de 2023 às 18:47
Megatraficante de drogas Antônio Joaquim Mota soube da operação da PF dois dias antes da ação. Foto: Reprodução

Na última sexta (30), Antônio Joaquim Mota, megatraficante e líder do “Clã Mota”, fugiu de helicóptero durante tentativa de prisão articulada pela Polícia Federal e autoridades do Paraguai. Ele chefia a organização criminosa que conta com paramilitares estrangeiros e brasileiros com experiência em conflitos internacionais.

O criminoso é chamado de “Motinha” e “Dom”, uma referência a Dom Corleone, chefe da família criminosa da trilogia “O Poderoso Chefão”. O grupo chefiado por ele atua há mais de 70 anos em crimes e, nas gerações anteriores, já participou do contrabando de café, aparelhos eletrônicos e cigarros.

Atualmente, o grupo foca no tráfico internacional de drogas e se especializou na venda de cocaína. A droga viria de países como Bolívia e Colômbia, e seria transportada de avião para o Paraguai, seguindo de helicóptero para São Paulo e Paraná e sendo despachada nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).

Mota já havia sido preso em 2019, em decorrência da operação El Patrón. A Polícia Federal descobriu, na ocasião, que a organização ocultou US$ 20 milhões (cerca de R$ 95,5 milhões).

Na última sexta, ele seria alvo de operação da PF junto de autoridades paraguaias. Dias antes, no entanto, houve um vazamento de informações que permitiu que o criminoso fugisse de helicóptero de sua fazenda no Paraguai. Mesmo assim, seis membros do grupo foram presos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link