Conheça o projeto Mentiras do Éden, campanha lançada por frente de evangélicos contra fake news

Atualizado em 3 de abril de 2021 às 16:23
O projeto busca prevenir e combater as notícias falsas – Foto: John Moore/ Getty Images/AFP

Publicado originalmente no site Brasil de Fato

Em meio à pandemia de covid-19 e a multiplicação das notícias falsas sobre a doença, a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e o Coletivo Bereia, que realiza a checagem de fatos relacionados à religião, lançaram, na noite desta quinta-feira (1º), o Projeto Mentiras do Éden.

LEIA – Aras e André Mendonça fazem acenos a evangélicos querendo vaga no STF

O objetivo é, em primeiro lugar, prevenir e combater as notícias falsas, principalmente aquelas de cunho religioso, e a construção de um pacto pela verdade. “Fake news é mentira. Deus não se agrada com mentira”, afirmou Rosely Sampaio, da Frente de Evangélicos, durante o lançamento do projeto.

O programa reunirá, entre 2021 e 2022, atividades em defesa da democracia e do direito à informação, desenvolvendo formações educativas sobre o uso de redes sociais pelos cristão, especialmente pelos evangélicos.

LEIA MAIS – Após Edir Macedo, líderes evangélicos da Igreja Renascer fazem turismo da vacina nos EUA

“Acreditamos que é preciso articular homens e mulheres, coletivos, igrejas, movimentos que desejam atuar, na esfera pública, no combate às ações diabólicas para que a paz e a justiça deem frutos e para que haja vida abundante para todos”, afirmam as organizações que tocam o projeto.

Nas palavras do coordenador da frente, Ariovaldo Ramos, trata-se de “um trabalho para trazer a verdade à tona, porque a verdade liberta e só a verdade liberta. (…) A verdade tem os seus aliados, todos aqueles que amam a vida e o próximo sabem que é impossível amar sem dizer a verdade. (…) Por isso, a frente evangélica se vê aliada da verdade, porque é aliada da humanidade”.

Bruno Cidadão, do Coletivo Bereia, afirmou durante o lançamento que “muitas pessoas estão desinformando outras pessoas simplesmente por não conhecer a verdade, qual é a versão real de um determinado fato. As pessoas ficam muito felizes em saber que checamos religião”.