Conselho de Ética abre processos contra deputados bolsonaristas, do PT e do PSOL; veja lista

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 16:05
Abilio Brunini (PL-MT), Ricardo Salles (PL-SP), André Fernandes (PL-CE), Dionilso Marcon (PT-RS), Tenente-coronel Zucco (Republicanos-RS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ). Foto: Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou processos contra sete parlamentares nesta quarta (30). São 3 congressistas do PL, 2 do PSOL, 1 do PT e 1 do Republicanos. O colegiado também decidiu, por 13 votos a zero, arquivar uma representação contra o bolsonarista José Medeiros (PL-MT).

Veja lista dos deputados que responderão a processos no Conselho de Ética:

  • Abilio Brunini (PL-MT)
  • Ricardo Salles (PL-SP)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
  • Luciano Zucco (Republicanos-RS)
  • Dionilso Marcon (PT-RS)
  • Glauber Braga (PSOL-RJ)
  • André Fernandes (PL-CE)

O presidente do colegiado, o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), vai sortear uma lista com três possíveis relatores para cada um dos casos, excluindo parlamentares que pertencem ao mesmo estado, partido, bloco parlamentar ou agremiação que o denunciado.

Brunini foi alvo de denúncia por suposta fala transfóbica contra Erika Hilton (PSOL-SP) durante sessão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro. Segundo o senador Rogério Carvalho, o bolsonarista teria dito que ela estava “oferecendo os serviços” durante a reunião do colegiado.

Salles foi representado pelo PSOL, que o acusa de atacar a deputada Sâmia Bomfim. O partido cita publicação feita por ele nas redes sociais em que usa um emoji de hambúrguer. A deputada, por sua vez, foi denunciada por chamar o deputado General Girão (PL-RN) de “bandido”, “terrorista”, “fascista” e “golpista”.

Zucco, presidente da CPI (Comissão Parlamenta de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), é acusado de cometer violência política de gênero contra Sâmia. O PSOL alega que ele tentou “silenciar” a colega diversas vezes.

O petista Marcon foi denunciado pelo PL, que diz que ele atacou a honra de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante reunião da Comissão de Trabalho da Câmara, em 19 de abril deste ano. Na ocasião, ele teria dito que a facada em seu pai foi “fake”.

Glauber também é alvo do PL por discussão com Eduardo. Segundo o partido, o deputado teria dito, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em 31 de maio: “Fica quietinha agora, fica calmo, fica quietinho. Você já devolveu todos os colares?”.

A denúncia contra Fernandes é da autoria do PT, que o acusa de quebra de decoro parlamentar por “falas de teor discriminatório” contra Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Jack Rocha (PT-ES) durante a votação da reforma tributária.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link