Contra a China, Biden anunciará subsídios bilionários para a fabricação de chips

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 9:06
Chip. Foto: Getty Images

O governo de Joe Biden deve conceder bilhões de dólares em subsídios às principais empresas de semicondutores, incluindo a Intel e a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) nas próximas semanas para ajudar na construção de novas fábricas nos Estados Unidos.

Os subsídios fazem parte do Chips Act de US$ 53 bilhões, que visa trazer de volta a produção de microchips avançados para o país e conter o a avanço da China, que está desenvolvendo sua própria indústria de semicondutores.

Após a aprovação da lei em 2022, o processo de implementação tem sido lento, o que frustrou alguns interessados. Embora mais de 170 empresas tenham se inscrito, até agora, apenas dois pequenos subsídios foram concedidos a fabricantes de chips menos avançados.

Executivos do setor indicam que os próximos anúncios envolvem somas significativas, com o objetivo de impulsionar a fabricação de semicondutores avançados que alimentam smartphones, inteligência artificial e sistemas de armas.

Os executivos esperam que alguns desses anúncios sejam feitos antes do discurso do Estado da União agendado para 7 de março. O presidente norte-americano Joe Biden deve destacar suas realizações econômicas à medida que a campanha presidencial ganha força.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Saul Loeb/AFP via Getty Images

“Há obviamente pressão para financiar as grandes empresas antes que as coisas comecem realmente a esquentar”, afirmou William Rinehart, membro sênior de tecnologia e inovação do American Enterprise Institute.

Os anúncios são considerados preliminares, seguidos de “due diligence” e, posteriormente, acordos finais. Os fundos serão liberados em etapas à medida que os projetos avançam.

Contudo, há preocupações entre legisladores e autoridades do setor de que, devido a permissões e outros atrasos, pode levar anos até que as fábricas subsidiadas pelos contribuintes estejam produzindo chips fabricados nos EUA.

Entre os prováveis beneficiários desses subsídios estão a Intel, com projetos em andamento em vários estados, e a TSMC, com duas fábricas em construção perto de Phoenix.

Outras empresas, como Samsung, Micron, Texas Instruments e GlobalFoundries, também estão entre os principais concorrentes para receberem o benefício, de acordo com executivos do setor.

“Certamente, no início deste ano, estaremos anunciando progressos significativos”, disse Michael Schmidt, diretor do Chips Program Office. “Estamos dentro do cronograma”, acrescentou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link