Destaques

Contra o aborto, Trump se trata da covid com coquetel desenvolvido a partir de células de fetos abortados

O presidente dos EUA, Donald Trump, no Hospital Militar Walter Reed, em Maryland, em 4 de outubro de 2020. The White House/AFP/Archivos

Publicado originalmente no site da RFI

O jornal britânico The Guardian revela em reportagem desta sexta-feira (9) os ingredientes do coquetel antiviral do laboratório Regeneron administrado ao presidente dos Estados Unidos, durante sua breve estadia no Hospital Militar Walter Reed. O Guardian ironiza o fato do chefe de Estado ter usado um remédio à base de células de fetos abortados para combater o coronavírus, ao mesmo tempo em que se alia ao discurso contra o aborto do eleitorado ultraconservador, na mira das eleições presidenciais do 3 de novembro.

O jornal britânico destaca que uma das drogas tomadas por Donald Trump no Hospital Militar Walter Reed, apontada por ele como uma “cura” potencial para o coronavírus, foi desenvolvida com células humanas originalmente obtidas a partir de um aborto voluntário, prática denunciada repetidamente pelo presidente norte-americano e por muitos de seus apoiadores.

“A droga é um coquetel de anticorpos desenvolvido pela Regeneron”, publica The Guardian nesta sexta-feira (9). “O presidente recebeu uma infusão de 8 gramas quando foi hospitalizado no fim de semana após teste positivo para Covid-19. Não há cura para a Covid-19 e o medicamento não foi aprovado [segundo o cânone científico]”, destaca.

Segundo o jornal inglês, as células usadas para desenvolver a droga são conhecidas como HEK-293T, uma linhagem de células especialmente usada em laboratórios. Elas foram originalmente derivadas de um rim embrionário após um aborto realizado na Holanda, na década de 1970.

Trump e o proselitismo antiaborto e anticélulas tronco

O líder dos conservadores tem buscado restringir o acesso ao aborto em seu país. “O movimento antiaborto é uma das bases de apoio mais entusiásticas de Trump”, observa o jornal, relembrando que a indicação da  indicar a conservadora juíza católica Amy Coney Barrett para a Suprema Corte, no mês passado, sinaliza esse objetivo.

A plataforma eleitoral do Partido Republicano de 2020 se opõe explicitamente à pesquisa com células-tronco embrionárias e pede a proibição do financiamento federal para pesquisas com elas, porque, como as células HEK, são derivadas de um embrião, frisa o Guardian. “Trump já limitou as pesquisas com células-tronco embrionárias por razões ideológicas”, destaca o jornal. Em 2019, sublinha o texto, o governo interrompeu o financiamento para cientistas do governo trabalharem em estudos envolvendo células-tronco embrionárias, afetando cerca de US$ 31 milhões em pesquisas, de acordo com a revista Science.

Susan B Anthony List, um importante grupo antiaborto dos EUA, não respondeu à reportagem do The Guardian sobre a questão. No entanto, o movimento se manifestou sobre outros medicamentos contra a Covid-19 em desenvolvimento. Pelo menos cinco vacinas candidatas usaram estas mesmas células HEK-293T aplicadas em Trump ou uma linha de células patenteada e desenvolvida a partir de um aborto eletivo em 1985.

Retorno à campanha

Nesta quinta-feira (8), em entrevista à emissora Fox News, o presidente americano disse que que pretende organizar um comício neste sábado (10), provavelmente na Flórida, embora ainda esteja em recuperação da Covid-19.  “Acho que vou tentar fazer um comício no sábado à noite se tivermos tempo suficiente para organizá-lo”, revelou Trump ao apresentador conservador Sean Hannity.

O líder afirmou que também pretende organizar outro comício no domingo (11), na Pensilvânia. “Eu me sinto muito bem”, garantiu o presidente, após receber o aval de seu médico particular para retomar as atividades públicas neste fim de semana.

Com informações da AFP

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

1 hora ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

2 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

5 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

7 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

7 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

8 horas ago