Fake news: cosmonautas russos usam uniforme-padrão e mídia diz que vestiam “as cores da Ucrânia”

Atualizado em 19 de março de 2022 às 19:26
Cosmonautas russos no Globo: bandeira da Ucrânia. Foto: Reprodução

“Três cosmonautas russos chegaram à Estação Espacial Internacional vestindo roupas amarelas com detalhes em azul, cores da bandeira da Ucrânia”, diz o Globo, repercutindo o Guardian, New York Times, BBC etc. 

É a nova fake news da mídia

— ou, se preferir, a nova “narrativa” anti-Rússia.

Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov decolaram com sucesso da instalação de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, e se viram no meio de uma cascata.

Relata o Globo:

Mesmo com a bandeira russa ostentada no peito e nos ombros do uniforme, a peça era predominantemente amarela com detalhes azuis. A utilização das cores da Ucrânia tem sido recorrente nos manifestos de solidariedade ao país, atacado pela Rússia em 24 de fevereiro.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a escolha do uniforme para o registro ocorreu às pressas, pouco antes da chegada à estação (ISS, International Space Station). Cada tripulação tinha o direito de escolher as cores do seu próprio traje.

Há dezenas de registros dos homens usando essa vestimenta em matérias antigas porque ela é o padrão. Estou postando alguns recortes aqui. 

Leia também:

1- Tribunal da ONU determina que Rússia suspenda operação na Ucrânia

2- Viagem de Bolsonaro à Rússia e Hungria custou milhões aos cofres públicos

3- Viagem de Carlos Bolsonaro à Rússia preocupa STF e TSE

Cores usadas por cosmonautas não tem relação com a Ucrânia

Em uma entrevista coletiva transmitida ao vivo da ISS, o comandante da missão Oleg Artemyev disse que “cada tripulação escolhe uma cor que parece diferente”.

“A verdade é que tínhamos acumulado muito tecido amarelo, então precisávamos usá-lo. Amarelo é apenas amarelo. Não tem nada a ver com a Ucrânia”, afirmou.

Apesar do esclarecimento do próprio Artemyev, as “reportagens” continuam no ar, sustentando uma mentira numa guerra brutal de desinformação. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link