Tribunal da ONU determina que Rússia suspenda operação na Ucrânia

Foi a Ucrânia apresentou uma ação à CIJ há duas semanas, argumentando que a Rússia invadiu ilegalmente o país

Atualizado em 17 de março de 2022 às 6:26
Ataque contra a Ucrânia
Ataque contra a Ucrânia. Foto: AFP

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia, ordenou nesta quarta (16) que a Rússia interrompa imediatamente as operações militares na Ucrânia. Principal tribunal das Nações Unidas (ONU) também ordenou que Rússia e Ucrânia evitem quaisquer ações que possam agravar ou estender o conflito.

Foi a Ucrânia que apresentou uma ação à CIJ há duas semanas, argumentando que a Rússia invadiu ilegalmente o país sob supostas falsas alegações de que autoridades ucranianas estavam cometendo um genocídio nas regiões de Luhansk e Donestk.

A Rússia enviou uma carta ao tribunal no último dia 7, solicitando que o caso fosse arquivado por falta de jurisdição, mas o pedido foi negado. A juíza americana Joan E. Donoghue, presidente da CIJ, exigiu em uma decisão divulgada nesta quarta que a Rússia suspenda “imediatamente as operações militares especiais iniciadas em 24 de fevereiro”.

LEIA MAIS:

1 – Rússia acusa Ucrânia de atirar contra refugiados
2 – Rússia e Ucrânia elaboram plano de neutralidade para acabar com guerra
3 – China avisa que vai retaliar se for prejudicada por sanções à Rússia

O que disse a juíza do tribunal da ONU?

“A Ucrânia tem o direito plausível de não estar sujeita a operações militares da Federação Russa com o objetivo de prevenir e punir suposto genocídio no território da Ucrânia”, disse Donoghue.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comemorou a notícia em uma mensagem postada no Twitter e chamou a decisão de “vitória”. “A ordem é obrigatória sob o direito internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorá-la isolará ainda mais a Rússia”, disse ele.

Embora a medida seja de cumprimento obrigatório sob o direito internacional, a CIJ não possui os meios para fazer com que a Rússia respeite a determinação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link