Rússia e Ucrânia elaboram plano de neutralidade para acabar com guerra

Atualizado em 16 de março de 2022 às 14:00
Neutralidade: Rússia e Ucrânia elaboram plano para acabar com guerra
Trata-se de um plano provisório com 15 pontos. Foto: Reprodução

A Ucrânia e a Rússia fizeram progressos significativos para a elaboração de um plano de paz para encerrar a guerra, iniciada em 24 de fevereiro. As informações são do jornal Financial Times, que conversou com três pessoas envolvidas nas negociações.

Trata-se de um plano provisório com 15 pontos, incluindo um cessar-fogo e a retirada russa do território ucraniano. O principal deles diz respeito à adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um dos grandes motivos para o ataque russo.

As medidas estão condicionadas ao status de neutralidade da Ucrânia e ao estabelecimento de limites para parcerias militares com países do Ocidente. No tratado, a Ucrânia teria que renunciar às ambições de adesão à Otan, tendo em troca garantias de segurança.

Leia também:

1- Guerra na Ucrânia: 90% do país pode ser jogado na extrema pobreza, diz ONU

2- Lavrov afirma que países ocidentais não optaram pela paz com a Ucrânia

3- Presidente da Finlândia diz que Putin não está mais interessado em mudar governo da Ucrânia

Rússia e Ucrânia: O maior obstáculo para o fim da guerra

O Financial Times diz que o maior obstáculo nas negociações de paz é a exigência da Rússia de que a Ucrânia reconheça a anexação da península da Crimeia em 2014 e a independência de Donetsk e Lugansk, na região da fronteira leste.

A Ucrânia até agora recusou a exigência, mas está disposta a compartimentar a questão, ressaltou o conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak.

“Territórios disputados e em conflito [estão] em um caso separado. Até agora, estamos falando de uma retirada garantida dos territórios ocupados desde o início da operação militar em 24 de fevereiro”, acrescentou ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link