Lavrov afirma que países ocidentais não optaram pela paz com a Ucrânia

Atualizado em 16 de março de 2022 às 11:33
Putin e Zelensky
As questões serão discutidas com tranquilidade/ Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou, nesta quarta-feira (16), que o Ocidente não quis resolver a situação relacionada à Ucrânia por meios pacíficos. Além disso, ele afirmou que Moscou está pronta “para buscar novos caminhos de garantias de segurança para a Ucrânia, para países europeus, e claro, para a Rússia, não entrando apenas a expansão da OTAN para o Leste”.

Lavrov declarou que o status de neutralidade do país está sendo discutido seriamente nas negociações em coordenação com as exigências russas sobre garantias de segurança. De acordo com o MRE russo, a Suécia também se ofereceu para intermediar a solução da crise na Ucrânia.

“Eu daria aqui a todos os negociadores a possibilidade de trabalhar em um ambiente mais calmo, sem causar mais uma histeria”, afirmou

Leia mais: 

1; China avisa que vai retaliar se for prejudicada por sanções à Rússia

2; Como Zelensky fez as pazes com os neonazis na linha de frente contra a Rússia

3; Rússia eleva pressão militar em Kiev para retomar negociação sobre guerra

Negociações entre Rússia e Ucrânia

As negociações entre as delegações russas e ucranianas prosseguirão nesta quarta-feira (16). Também é esperado um discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Congresso americano.

A Rússia disse nesta quarta que as “negociações de paz” com a Ucrânia não são fáceis, mas que há alguma esperança de chegar a um compromisso e que a “neutralidade para a Ucrânia” está sendo seriamente discutida.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link