Apoie o DCM

China avisa que vai retaliar se for prejudicada por sanções à Rússia

ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi
Wang Yi disse que se a China sofrer por sanções à Rússia a resposta será retaliações
Foto: Reprodução/Folha

Nesta terça-feira (15), a China fez declarações sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. A fala foi do ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, que expressou estar com receio de que as sanções ocidentais contra a Rússia possa afetar o seu país. O ministro disse ainda que, caso isso aconteça, a reposta será em forma de retaliação.

As falas do representante chinês aconteceu em um encontro com  José Manuel Albares, chanceler da Espanha. “A China não faz parte desta crise e nem quer que as sanções a afetem. “A China tem o direito de salvaguardar seus direitos e interesses legítimos”, disse também Yi para o jornal diário do Reino Unido Financial Times.

As sanções que têm sido feitas e lideradas por Biden à Putin tem afetado todo o mundo, mas principalmente as nações que dependem do contato com o território russo, segundo o governo chinês. A China até o momento tem adotado uma postura pública como a do Brasil, sem escolher um lado e sempre pontuando o desejo pelo cessar fogo.

Leia mais:

1 – China compara gastos militares dos EUA e do mundo e revela ‘quem é a maior ameaça à paz mundial’

2 – China dará ‘resposta firme e contundente’ se EUA a sancionarem por sua posição sobre operação russa

3 – China volta a enfatizar diferenças entre Ucrânia e Taiwan e manda recado aos EUA

EUA se preocupa com possível alinhamento da China com a Rússia

As declarações do ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, vieram após os Estados Unidos compartilharem na segunda-feira (14) sua preocupação com um possível alinhamento do país asiático com o líder russo. As falas a respeito do assunto vieram da reunião de representantes dos países e que foi realizada em Roma.

Em entrevista para o jornal Reuters, uma representante da Casa Branca disse que o governo tem “profunda preocupações” com a possibilidade dessa aliança. Visando uma prevenção, o conselheiro nacional de segurança americano, Jake Sullivan, teve uma reunião como o diplomata chinês Yang Jiechi. Na conversa o americano alertou sobre as consequências da ação para os chineses.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link