Rússia acusa Ucrânia de atirar contra refugiados

Atualizado em 16 de março de 2022 às 20:27
Rússia acusa Ucrânia de atirar contra refugiados. foto de refugiados em uma estão de trem.
Em Rostov, na Rússia, moradores da República Popular de Donetsk (RPD) caminham na estação ferroviária de Debaltseve durante a evacuação para o território russo, em 19 de fevereiro de 2022. Fonte: Sputinik / Sergei Averin

Nesta quarta-feira (16), a Rússia acusou a Ucrânia de atirar contra refugiados na região de Carcóvia, o que resultou na morte de quatro pessoas. Segundo Mikhail Mizintsev, chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional russo, o ataque foi realizado contra um comboio de refugiados que partiam da região com destino ao país governado por Vladimir Putin.

“Então, hoje [16], na direção da Carcóvia, o lado ucraniano mais uma vez disparou contra um comboio de ônibus com refugiados que se deslocavam pelo corredor humanitário em direção à Rússia. Como resultado, quatro pessoas morreram e outras ficaram feridas”, afirmou Mizintsev em uma coletiva de imprensa.

Leia mais:

1 – Morre um dos fundadores do Batalhão Azov, grupo neonazista da Ucrânia

2 – Rússia e Ucrânia elaboram plano de neutralidade para acabar com guerra

3 – Guerra na Ucrânia: 90% do país pode ser jogado na extrema pobreza, diz ONU

ONU afirma que há três milhões de refugiados da Ucrânia na Europa

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), há um total de 3 milhões de refugiados ucranianos que deixaram o país e hoje estão em nações vizinhas, como Polônia, Hungria, Eslováquia e Bielorrúsia. Tem pelo menos 250 mil refugiados em Donbass, no território russo.

Iniciado no dia 24 de fevereiro, o conflito já dura cerca de 20 dias, com o objetivo de desmilitarizar e desnazificar o país, segundo a Rússia. Ontem, o presidente Vladimir Putin disse ao chefe do Executivo finlandês que não pretende destituir o governo ucraniano e substituí-lo por outro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link