Saúde

Covid: conselhos apontam compra insuficiente de vacinas e defendem “imunização total”

Técnico manipula dose de vacina da Pfizer no Centro de Pesquisa Clínica da OSID, em Salvador (BA) Foto: OSID/Divulgação

Publicado originalmente no Brasil de Fato:

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), defendem que todas as vacinas com eficácia e segurança reconhecidas contra a covid-19 sejam incorporadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) e adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Em nota conjunta divulgada neste sábado (5), as entidades destacam “a necessidade de se alcançar a imunização total da população brasileira, com a máxima brevidade”.

“O recrudescimento da pandemia da covid-19, no mundo e no Brasil, aponta para um cenário de insuficiência de doses para a vacinação de todas as populações, fazendo com que restrições ao número de fornecedores causem atrasos no acesso à vacina para grupos prioritários de risco”, diz a nota conjunta das entidades.

Segundo dados do Conass,  o Brasil registrou 43.209 novos infectados pelo coronavírus neste sábado (5). Com os dados mais recentes, o total de casos confirmados nesta semana chegou a 286.905, número que chega próximo aos piores índices de contaminação pela covid-19 registrados no país até o momento – que foram entre 19 de julho e 15 de agosto. O número de contaminados desde que o vírus chegou ao país soma 6.577.177.

Ainda de acordo com o Conass, em um dia houve a confirmação de 664 óbitos. O número total de vidas perdidas para o coronavírus em território nacional chega a 176.628.

O texto assinado por Carlos Lula, presidente do Conass e secretário estadual de Saúde do Maranhão e Wilames Freire Bezerra, presidente do Conasems e secretário municipal da Saúde de Pacatuba (CE), “a falta da coordenação nacional, a eventual adoção de diferentes cronogramas e grupos prioritários para a vacinação nos diversos estados são preocupantes”.

O comunicado enfatiza que no atual contexto essas condições “gerariam iniquidade entre os cidadãos das unidades da federação, além de dificultar as ações nacionais de comunicação e a organização da farmacovigilância, que será fundamental com uma nova vacina”.

Cronograma

O cronograma de vacinação do Ministério da Saúde prevê o início das aplicações das vacinas em março, com prioridade para idosos com 75 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas.

Segundo o governo federal, o Brasil já tem garantido o fornecimento de 142,9 milhões de doses de vacinas. A cota de 100,4 milhões de doses é proveniente do acordo entre a Fiocruz e a AstraZeneca (100,4 milhões) e a cota de 42,5 milhões da Covax Facility, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta semana, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) já havia criticado a falta de planejamento do Governo Federal para a vacinação ao coronavírus. Também em nota, a entidade apontou que o “desmonte” do Ministério da Saúde se reflete no “anêmico plano para a campanha nacional”.

Destinação suspeita

O manifesto da Conass e da Conasems se dá no dia em que o jornal Folha de S. Paulo revelou que o Ministério da Saúde destinou R$ 2 bilhões de recursos emergenciais – que seriam para frear o avanço da covid-19 – para entidades que não recebem pacientes com a doença.

A destinação foi feita através de portarias editadas em maio e assinadas pelo ministro Eduardo Pazuello, e tem como beneficiados hospitais filantrópicos e psquiátricos, maternidades, clínicas dos olhos, e santas casas.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

34 minutos ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

2 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

3 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

4 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

4 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

5 horas ago