Com vacina, Covid em SP tem menor índice desde abril de 2020

Atualizado em 14 de setembro de 2021 às 17:11
Covid
Covid sofreu grande queda em SP. — Foto: Reprodução/TV Globo

O estado de São Paulo é a prova viva de que as vacinas funcionam e salvam vidas. Já são 97% da população vacinadas, segundo dados da Secretaria de Saúde. E com isso, o número de casos de Covid atingiu a menor média-móvel desde abril do ano passado.

Levantamento exclusivo feito pelo DCM mostra que hoje (14), a média-móvel de casos de Covid em SP está em 911. A média-móvel indica a soma de todos os casos das últimas duas semanas dividido por 14. Essa é a métrica utilizada no mundo todo para verificar se a doença está avançando, estável ou em queda.

Para se ter uma ideia, esta é a primeira vez em 16 meses que a média de casos no estado está abaixo de mil. Os números mostram ainda que esta é a menor média-móvel desde 25 de abril do ano passado, quando estava em 874.

Leia mais:

1 – União irá indenizar mãe de militante torturado e morto pela ditadura

2 – Silas Malafaia ameaça romper com Bolsonaro

3 – Condenado por ofender gays, Bolsonaro recorre… ao STF

Covid em SP

A tendência é que a média-móvel recue ainda mais nos próximos dias. Isso porque os números mostram recuo também hoje, quando foram registrados 881 casos. Embora o número de mortes também tenha recuado, não chegou no mesmo patamar.

O mesmo levantamento mostra que a média-móvel de mortes está em 121. Este é o mesmo número registrado em novembro do ano passado. Mas também segue em queda e deve melhorar nos próximos dias.

São Paulo vacinou até o momento 97% da população adulta. E 61% dos adultos do estado já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses. Ao se considerar toda a população, SP vacinou 47% dos moradores do estado.