CPI da Covid vai pedir impeachment de Bolsonaro

Atualizado em 7 de outubro de 2021 às 19:17
Bolsonaro impeachment
A CPI da Covid pedirá o impeachment de Bolsonaro. Arthur Lira é quem vai decidir se colocará o pedido em pauta ou não

Mais um pedido de impeachment será apresentado contra o presidente Jair Bolsonaro. Desta vez partirá da CPI da Covid e a alegação é crime de responsabilidade. A denúncia será formalizada para Arthur Lira, presidente da Câmara, em 26 de outubro.

A previsão é que o relatório final seja entregue por Renan Calheiros (MDB) no dia 19. Segundo O Antagonista, o presidente da República pode ser denunciado por crime contra a saúde pública e prevaricação. Pelo menos essa é a intenção da cúpula da comissão.

Não é mais segredo para ninguém que Bolsonaro será indiciado. A declaração foi dada por Renan Calheiros, relator do caso. “Com certeza será [indiciado]. Nós não vamos falar grosso na investigação e miar no relatório”, explicou o senador.

Leia mais:

1 – VÍDEO – “Projeto que ia dar absorventes para mulheres pobres foi vetado pelo crápula do presidente”, diz Rafa Brites

2 – Justiça determina que Deltan Dallagnol indenize Renan Calheiros em R$ 40 mil por danos morais

3 – Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão em endereço de ex-estagiária de Lewandowski

Indiciamento contra Bolsonaro será pedido para Augusto Aras

A CPI também pedirá o indiciamento do chefe do executivo à Procuradoria-Geral da República. O documento será levado até Augusto Aras em 21 de outubro. No dia 26, será a vez da Procuradoria da República do Distrito Federal receber um novo pedido. A cúpula quer o indiciamento de autoridades sem foro. Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, é um dos nomes que entrará na lista.

Nos dias 27 e 28 de outubro, o relatório será entregue para representantes da procuradoria-geral de Justiça do Estado de São Paulo. E outras unidades do Ministério Público Federal também receberão o documento.