Destaques

Crimes da ditadura contra indígenas seguem sem resposta. Situação só piorou

Mesmo notórios à historia, os crimes da ditadura contra indígenas ganharam reconhecimento oficial a partir da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 2014

O Instituto Vladimir Herzog divulgou nesta quarta-feira (26) análise sobre a violação de direitos de indígenas durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e mostrou que não houve nenhuma forma de reparação ou reconhecimento a esses povos originários. Ao contrário, a situação piorou, especialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O relatório ganha força em um momento que a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca retomar as ações de justiça e reparação relacionadas àquele período.

Opressão contra indígenas praticada no regime militar. (Foto: Reprodução)

Mesmo notórios à historia, os crimes da ditadura contra indígenas ganharam reconhecimento oficial a partir da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que concluiu atividades em 2014. Contudo, após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), o Estado brasileiro abandonou as políticas de memória e reparação. A CNV fez uma série de recomendações, ignoradas até então. Entre elas, um pedido de desculpas do Estado brasileiro pela destituição dos territórios tradicionais das populações originárias e demais violências cometidas nesse processo.

Retrocessos

Outra medida restaurativa paralisada após o impeachment é o reconhecimento do direito ao território desses povos. Como reparação, as terras deveriam ser devolvidas e os invasores, que atualmente ocupam parte dessas áreas, retirados. O governo Lula prepara, para amanhã, o anúncio da retomada do processo de demarcação de territórios originários. Territórios negados em ataques abertos e diretos promovidos pelo ex-presidente em benefício da especulação e, inclusive, de possíveis criminosos; madeireiros e garimpeiros ilegais.

Neste contexto, o relatório do instituto destaca que, além do fim da política de demarcação de terras, houve um crescimento de 63% no número de indígenas assassinados no período de 2019 a 2020. Crimes cometidos por garimpeiros e latifundiários. O documento é de autoria da entidade, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Brasil.

Relatório final

O relatório final da CNV apresentou 29 recomendações ao Estado. Destas, 13 destinadas aos povos originários. O documento “Fortalecimento da democracia: Monitoramento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade”, apesar de não observar avanços na questão indígena, viu parte das exigências caminharem, ainda que lentamente.

Segundo a análise do Instituto Vladimir Herzog, o país atendeu a duas delas. A primeira, a revogação a Lei de Segurança Nacional. A segunda, a instituição da audiência de custódia. O instrumento judicial garante que todos os presos sejam ouvidos por um juiz em até 24 horas, como forma de combater a tortura e as detenções ilegais.

Outras recomendações enfrentaram retrocessos. Entre elas está a de proibir a comemoração do golpe de 1964. Durante os últimos anos, Bolsonaro chegou a estimular as festividades inglórias nas casernas. Durante os quatro anos bolsonaristas, o Ministério da Defesa anunciou ordens oficiais do dia para celebrar a ditadura no Brasil.

Originalmente publicado em Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como…

12 minutos ago

PL faz pesquisa picareta e mostra empate entre Michelle e Lula na disputa pela Presidência

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conduziu uma nova pesquisa para avaliar o potencial…

1 hora ago

Por que extremistas mentem nas tragédias humanitárias? Por Christian Lynch

Por Christian Lynch Para sustentar o ódio que radicaliza o eleitorado, a extrema-direita precisa semear…

2 horas ago

Abaixo dos 10°C: frentes frias no RS devem quebrar bloqueio atmosférico na próxima semana

Uma série de frentes frias está prevista para avançar pelo Sul do Brasil, prometendo enfraquecer…

2 horas ago

68% acreditam que Eduardo Leite é o culpado por tragédia no RS, diz Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9) revela que 68% dos entrevistados atribuem uma alta responsabilidade…

3 horas ago

PM de Tarcísio omite homicídio de idoso e abre nova crise com Polícia Civil

A morte de um idoso de 70 anos por um policial na tarde da última…

9 horas ago