Brasil

PM de Tarcísio omite homicídio de idoso e abre nova crise com a Polícia Civil

Viatura da Polícia Militar. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

A morte de um idoso de 70 anos por um policial na tarde da última terça-feira (7) no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, desencadeou uma nova crise entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do estado paulista durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo a Folha de S.Paulo, a morte de Clóvis Marcondes de Souza não foi comunicado à Polícia Civil, responsável pela investigação de homicídios praticados por policiais militares.

O sargento responsável pelo disparo afirmou aos superiores que o tiro foi acidental durante a abordagem a dois homens em uma moto. O idoso não tinha relação com a ocorrência e foi atingido enquanto passava pela calçada.

Contrariando o procedimento recomendado, os policiais militares registraram a ocorrência em uma unidade da própria corporação. O sargento foi autuado em flagrante e o caso encaminhado ao Tribunal de Justiça Militar.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), afirmou que “conforme previsto no Código Penal Militar, por se tratar de um crime culposo, cometido por um policial militar em serviço, o caso foi registrado junto à Polícia Judiciária Militar, que está à frente da investigação e confirmou a prisão em flagrante do responsável pelo disparo”.

A prisão do sargento também apresentou falhas no procedimento. O flagrante foi realizado por um tenente, em vez do comandante do batalhão.

Clóvis Marcondes de Souza morreu após ser baleado por um sargento. Foto: TV Globo

O sargento passou por audiência de custódia no Tribunal de Justiça Militar. O juiz Ronaldo João Roth determinou a prisão preventiva e solicitou novas diligências para esclarecer se o homicídio foi culposo ou doloso.

Uma resolução da própria Secretaria da Segurança Pública, publicada em março de 2015, delineia o procedimento a ser seguido em casos decorrentes de intervenção policial. No documento, não há distinção entre homicídio doloso (com intenção) ou culposo (sem intenção).

Segundo a resolução, o local do ocorrido deve ser preservado até a chegada de um delegado, e o centro de comunicação da PM deve informar imediatamente a Polícia Civil e o comandante de batalhão da área territorial, além da Corregedoria da PM.

Após mais um atrito entre as duas forças de segurança, o governo Tarcísio recuou da decisão de permitir que a PM elaborasse os chamados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), usados para registrar crimes de menor potencial ofensivo.

Em vídeo, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou o recuo e afirmou que um grupo de trabalho seria formado para discutir o assunto.

A mudança de postura ocorreu após uma reunião extraordinária do Conselho da Polícia Civil de São Paulo, na qual foi manifestada oposição à possibilidade de a Polícia Militar elaborar os termos. Delegados presentes na reunião consideraram essa possibilidade como ilegal.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Caroline Saiter

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caroline Saiter

Recent Posts

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Publicado originalmente na Agência Brasil Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre (RS) devem retomar…

38 minutos ago

Após RS, enchentes atingem SC e deixam mais de 900 desabrigados

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul agora atingem Santa Catarina. Segundo…

1 hora ago

Porto Alegre não deve copiar o mau exemplo de New Orleans. Por Marina Amaral

Publicado originalmente na Agência Pública Marina Amaral Leio aqui e ali que a New Orleans…

3 horas ago

Documentário de Oliver Stone sobre Lula é aclamado em estreia em Cannes

"Lula", o documentário sobre o presidente, preparado há anos pelos cineastas Oliver Stone e Rob…

4 horas ago

VÍDEO mostra presidente do Irã dentro do helicóptero momentos antes do acidente

Imagens divulgadas pela TV estatal do Irã mostraram o presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva…

4 horas ago

Itamaraty acompanha incidente com presidente e fala com embaixada do Irã

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste domingo (19) que acompanha o incidente com…

5 horas ago