Cubanos contam como é viver sob embargo em série de Oliver Stone e Danny Glover

Atualizado em 22 de julho de 2021 às 16:14
Dividida em três episódios, a atração está disponível gratuitamente no Youtube – Divulgação

Publicado originalmente no site Brasil de Fato

POR MURILO PAJOLLA

O debate sobre o bloqueio contra Cuba voltou a ganhar força após a convocação de manifestações contrárias ao governo socialista. As sanções, impostas desde 1962, restringem a capacidade do país de responder aos problemas econômicos que afligem a população.

LEIA – Bolsonaro, Fidel e Covid-19: como Cuba superou o Brasil na corrida das vacinas

Na minissérie “The War On Cuba” (A Guerra Contra Cuba, em tradução literal), os efeitos nefastos das medidas impostas pelos Estados Unidos sobre a ilha são colocados em evidência pelos próprios cubanos, que mostram o impacto na vida cotidiana.

LEIA MAIS – Cuba: conheça as figuras de oposição que promoveram as manifestações

Disponível gratuitamente no Youtube desde outubro do ano passado, a atração vem carimbada por ícones do cinema americano, Oliver Stone e Danny Glover. Responsáveis pelo apoio financeiro ao documentário, ambos são críticos contumazes da política imperialista norte-americana.

A Cuba real 

A jovem jornalista cubana Liz Oliva Fernández conduz a narrativa, que começa na avenida à beira-mar de Havana, no charmoso e turístico Malecón. Dentro de um carro “vintage”, ela logo diz que aquela não é sua realidade e convida o espectador a “passear” pela Cuba real.

Em três episódios de 10 minutos, o documentário revela os grandes interesses que sustentam a política do embargo. Além da pandemia, o país é castigado pelas duras sanções, que se endureceram no governo de Donald Trump.

A série é uma realização da produtora “Belly of The Beast”, que se apresenta como “uma organização de mídia inovadora que conta histórias não contadas de Cuba por meio de jornalismo contundente e cinematografia impressionante”.

Na equipe estão jornalistas cubanos e americanos interessados em contar histórias sobre o sul global sob a ótica dos seus próprios habitantes.

Episódios 

O primeiro episódio, intitulado “We Can’t Vote In Your Elections” (Nós Não Podemos Votar Nas Suas Eleições), mostra como o país experienciou o período que vai da abertura econômica proposta por Barack Obama até a queda de Trump.

Em “The Cuba-Venezuela Connection” (A Conexão Cuba-Venezuela), o segundo episódio, a série evidencia a ligação entre as estratégias de desestabilização dos regimes cubanos e venezuelano, além das alternativas encontradas pelos habitantes da ilha para driblar a escassez causada pelas sanções.

No terceiro e último episódio, “The War on Doctors” (A Guerra Contra os Médicos), o foco são o programa médico internacional de Cuba, por meio do qual dezenas de milhares de médicos cubanos dão assistência médica gratuita a populações vulneráveis ao redor do mundo, e os esforços de Trump para miná-lo.