Dallagnol admite erro no Powerpoint de Lula e diz que conluio com Moro era “brainstorming”

Atualizado em 1 de outubro de 2023 às 10:53
Sergio Moro e Deltan Dallagnol

Dallagnol deu entrevista ao Globo em que admite que faria diferente na criação do fundo especial que arrecadou R$ 2,66 bilhões e alega que as jogadas ensaiadas com o então juiz Sergio Moro eram “brainstorming”.

Alguns trechos:

A operação é alvo de críticas e revisões nas mais variadas instâncias. Não houve erros? É um complô?

Todos os dados públicos são passíveis de críticas, mas a Lava-Jato não paga por eventuais erros, mas pelos seus acertos. Pessoas processadas pela Lava-Jato hoje ocupam posições de poder e querem reescrever a História. Quando a gente olha caso a caso, vemos atos que fogem do padrão de pessoas que querem ser nomeadas ministros do Supremo por um presidente Lula que quer vingança contra a Lava-Jato. (…)

Praticamente todo o STF já fez críticas à Lava-Jato, e o tribunal reverteu várias decisões. Então nenhum deles, na sua opinião, não cometeu excessos?

Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Luiz Fux, para citar alguns.

O senhor admite que errou no famoso PowerPoint em que tratou o presidente Lula como chefe da organização criminosa?

Aquela apresentação foi didática como várias que haviam sido feitas em outras grandes fases. Posteriormente, surgiram uma série de narrativas mentirosas. Várias coisas que foram feitas poderiam ter sido diferentes, poderia ter feito sem apresentação gráfica? Evitaria algumas críticas.

E a tentativa de criar um fundo com recursos da Lava-Jato, sem passar pelas instância do Executivo? Foi um erro?

A tentativa foi um mecanismo legal e que conseguiu manter no Brasil bilhões de reais que iriam para os Estados Unidos. Agora, se você me perguntar, em retrospectiva, se eu teria feito algo diferente, sim. Eu teria chamado a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União para assinarem junto aquele termo de compromisso.

Hoje, como o senhor avalia seus diálogos com o então juiz da Lava-Jato Sergio Moro revelados posteriormente?

As pessoas ficam especulando em cima de mensagens que passaram por adulteração, deturpação ou alteração de contexto. A Vaza-Jato foi um bando de fofocas querendo escândalo. No mais, você pode dentro de um brainstorming ir até o juiz. Existe espaço para você apresentar argumentos, receber informações. Não há nada de errado nisso.