Damares não usou nem metade do orçamento para ajudar minorias

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 19:50
Damares não usou nem metade do orçamento
Ministério não chegou a usar nem metade do orçamento em 2021

O ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos não usou nem metade do orçamento durante todo o ano de 2021 para ajudar minorias. No total, apenas 43,8% dos recursos chegaram a ser realmente pagos. A pasta chefiada por Damares fechou o terceiro ano com mais dinheiro parado do que gasto em ações que acolhem mulheres, crianças, idosos e grupos minoritários. Com informações do Metrópoles.

Dos R$ 482,7 milhões que estavam planejados inicialmente, somenteR$ 211,4 milhões tiveram a destinação cumprida.

De acordo com dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal, analisados pelo (M)Dados do Metrópoles, mostram que a conta não fecha. De todas as ações para acolhimento às mulheres, houve, na verdade, empenho de 87,3%.Mas, somente 19,3% tiveram pagamento efetivo.

Leia mais:

1- Operação Damares: Ministra vira ‘protagonista’ do governo em busca de voto

2- Ministério de Damares quebra silêncio e entra no caso Moïse oito dias após morte do congolês

3- Ministério de Damares gastou apenas 1/4 do orçamento em 2020, ano de aumento da violência contra mulher

Maior parte do dinheiro foi destinado para pagamento de servidores

A maior parte do dinheiro desembolsado foi para o pagamento de servidores, incluindo auxílio moradia e salários. Outras áreas, porém, tiveram menos atenção. Caso da ação de promoção e defesa de direitos para todos, responsável, entre outros programas, pelo enfrentamento à violência contra pessoas LGBT: 24,8% dos valores foram pagos.

Para a Casa da Mulher Brasileira, lugar que acolhe e dá apoio para vítimas de violência doméstica, o ministério de Damares não efetuou nenhum pagamento.

Em janeiro, a ministra fez uma postagem nas redes sociais comemorando a atuação do ministério. Na ocasião, ela informou que 98% dos recursos foram executados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link