“Dava ordens e agora é alvo”: mídia europeia repercute decadência de Moro e buscas em sua casa

Atualizado em 5 de setembro de 2022 às 19:34
Moro
Mídias portuguesa e espanhola repercutem buscas policiais na casa de Moro

Sergio Moro foi notícia na imprensa europeia pelas buscas policiais em sua casa no final de semana. O jornal Público observou a contradição dos últimos anos na vida do ex-juiz declarado parcial: “O ex-juiz federal e ex-ministro Sérgio Moro esteve habituado durante anos a dar ordem para que fossem cumpridos mandados de busca e apreensão, sobretudo na época em que era a figura maior da Operação Lava-Jato, a mega-investigação que tocou praticamente todos os partidos políticos brasileiros. Desta vez, porém, foi ele o alvo de uma operação do gênero”.

“No sábado de manhã, a casa do agora candidato ao Senado Federal, em Curitiba, foi alvo de uma operação de busca e apreensão motivada por alegadas irregularidades no material de campanha da sua candidatura”, explica o jornalista João Ruela Ribeiro.

“Moro chegou a ser um dos nomes mais bem cotados para chegar à Presidência da República, mas a descredibilização crescente da Lava-Jato perante os indícios da conduta imprópria do ex-juiz durante a condução das investigações prejudicou a sua imagem. O ex-juiz ainda chegou a ponderar uma candidatura ao Palácio do Planalto no início do ano, mas as sondagens atribuíam-lhe intenções de voto muito baixas”.

“Sem poder voltar a ingressar na carreira judicial, Moro decidiu candidatar-se ao Senado pelo seu estado. No entanto, nem isso parece ser certo, uma vez que tem aparecido nas sondagens atrás do atual senador Álvaro Dias”.

A contradição das buscas também foi exposta pelo português Expresso. “O tamanho da letra conta: Sérgio Moro, o juiz que prendeu Lula, alvo de buscas e apreensão por irregularidades no material de campanha”.

“O candidato é acusado de não cumprir a lei no material de campanha, mais especificamente não ter publicitado os nomes dos suplentes corretamente. Não é só obrigatório por lei – imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – estarem explícitos, como têm de ter um tamanho de fonte de 30% relativamente ao nome do principal candidato. O mesmo se aplica às redes sociais dos candidatos”, precisa Teresa Amaro Ribeiro.

O canal de televisão RTP também noticiou as buscas, estampando uma imagem pouco favorável de Moro. “O Tribunal Regional Eleitoral do Estado brasileiro do Paraná determinou um mandado de busca e apreensão na casa de Sergio Moro, ex-ministro da Justiça do executivo de Jair Bolsonaro, por suspeitas de irregularidades no material de campanha eleitoral. Moro é atualmente candidato ao Senado do Brasil”.

Irregularidades
Buscas foram noticia no portal da TV portuguesa RTP



“O tribunal ordenou ainda a eliminação de conteúdos da campanha da Internet pelos candidatos Sergio Moro, que concorre pelo partido União Brasil, e Paulo Martins, do Partido Liberal.”

“Além das buscas realizadas no sábado, foi ainda determinado um prazo de 48 horas para que os candidatos regularizem o material utilizado nos anúncios televisivos da campanha, sob pena de multa.”

As buscas também repercutiram na Espanha. “Encontrado um milhão de impressões irregulares”, diz o jornal ABC.

“Um milhão de impressões irregulares incluindo adesivos e emblemas e ordenou-se retirar mais de 300 links nas redes sociais dos candidatos como vídeos do YouTube. Em alguns, Moro criticava Lula da Silva”.