David Miranda, marido de Glenn Greenwald, morre aos 37 anos no Rio

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 9:32
Glenn e David Miranda — Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-deputado federal David Miranda morreu na manhã desta terça-feira (09). Ele, que estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, deixa o marido, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, e dois filhos. 

Glenn foi às redes sociais lamentar a morte do companheiro, que completaria 38 anos nesta quarta-feira (10). Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.

“É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio“, escreveu no Twitter. “Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos”.

“A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão no Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, o acolheu apesar de ter 4 filhos e da profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, acrescentou o jornalista.

“Isso deu a David a chance de viver todo o seu potencial em uma sociedade que muitas vezes o sufoca. Ele foi essencial para a história de Snowden, tornou-se o primeiro homem gay eleito para a Câmara Municipal do Rio, depois para o Congresso Nacional aos 32 anos. Ele inspirou muitos com sua biografia, paixão e força de vida.”

Ele contou como David tinha orgulho de ter sido nomeado pela revista Time um dos “líderes da próxima geração” e que sempre enfrentou “muitas suposições feitas pora queles que não o conheciam” por conta de como cresceu.

“De longe, o maior sonho de David, o que lhe dava maior orgulho e propósito, era ser pai. Ele era o pai mais dedicado e amoroso. Ele me ensinou a ser pai. E nossos meninos verdadeiramente excepcionais – com seu próprio começo de vida difícil – é seu maior legado”, concluiu Glenn.

Miranda coordenou a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil. Foi o primeiro vereador LGBT eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo PSol.

Em setembro de 2022, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família do parlamentar anunciar a desistência da disputa em razão da internação. Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados;

Já em março deste ano, Glenn afirmou em um relato publicado em rede social que Miranda estava a maior parte do tempo acordado e conseguia conversar, apesar da traqueostomia que teve que fazer, mas ainda se mantinha ligado a uma máquina de ventilação mecânica.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link