DCM Ao Meio-Dia: Desconfiança com militares sobe com Bolsonaro; brasileiros acreditam mais na Terra Plana que em Ciro

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as últimas notícias. Entrevista com Lenio Streck. Veja o DCMTV

Atualizado em 4 de julho de 2022 às 12:40
DCM Ao Meio-Dia: Desconfiança com militares sobe com Bolsonaro; brasileiros acreditam mais na Terra Plana que em Ciro
DCM Ao Meio-Dia: Desconfiança com militares sobe com Bolsonaro; brasileiros acreditam mais na Terra Plana que em Ciro. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Bolsonaro é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda analisam as últimas notícias. Entrevista com Lenio Streck. Veja o DCMTV.

Pesquisa “A cara da democracia” apontou que a confiança das Forças Armadas recuou desde o inicio do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, o saldo ainda é positivo, já que 70% dos brasileiros ainda depositam algum grau de confiança nos militares.

Porém, ainda segundo os dados, a taxa de desconfiança nas Forças Armadas era de 21% há quatro anos, antes do governo Bolsonaro. Já durante o governo, o número aumentou em 8 pontos, indo para 29% daqueles que não confiam na instituição. Já em 2021, o número ultrapassa aqueles que confiam, que foi de 34% no ano de 2018, para 25% este ano.

Em um recorte, o percentual dos que não confiam nos militares entre os homens é de 25%, já entre as mulheres, o índice chega a 34%, segmento que rejeita mais o governo Bolsonaro e já se transformou em um dos focos de sua campanha à reeleição.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Flávio Bolsonaro ameaça golpe nas eleições; a baixaria entre Boca Aberta e Mamãe Falei

2 – DCM Ao Meio-Dia: Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro em SP, diz Datafolha; o golpe de Braga Netto; a PEC Kamikaze

3 – DCM Ao Meio-Dia: Presidente da Caixa cai após assédio sexual, mas a moral do governo Bolsonaro já está na privada

Bolsonaro e militares

Além disso, os militares geram mais desconfiança, ainda segundo a pesquisa, também entre os de menor renda e menos escolarizados. Já no grupo de renda familiar de até dois salários mínimos, 33% afirmaram não confiar nas Forças Armadas. Entre os mais ricos (com renda acima de cinco salários), o percentual cai para 24%.

De acordo com Celso Castro, professor da da Escola de Ciências Sociais da da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) e especialista no estudo dos militares no Brasil, o recuo na confiança das Forças Armadas se deve à maior presença de militares na política no governo Bolsonaro do que em anos anteriores.

“Os dados mostram que essa participação e a consequente exposição têm sido danosas à imagem das Forças Armadas. Mesmo assim, a instituição mantém-se com um elevado grau de confiabilidade”, afirmou ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA