DCM Ao Meio-Dia: EUA pedirão que militares brasileiros respeitem democracia; o novo pedido de Edir Macedo aos fiéis

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias e conversam com o jurista Lenio Streck. Veja o DCMTV

Atualizado em 26 de julho de 2022 às 12:38
DCM Ao Meio-Dia: EUA pedirão que militares brasileiros respeitem democracia; o novo pedido de Edir Macedo aos fiéis
DCM Ao Meio-Dia: EUA pedirão que militares brasileiros respeitem democracia; o novo pedido de Edir Macedo aos fiéis. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

EUA são assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias e conversam com o jurista Lenio Streck. Veja o DCMTV.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, virá ao Brasil nesta semana e deve fazer coro aos pedidos para que militares respeitem o sistema democrático, disse uma autoridade da pasta sob condição de anonimato à Reuters.

Austin, general reformado escolhido por Joe Biden para comandar o aparato militar americano, vem ao país para participar do encontro multilateral sobre defesa e segurança das Américas, que tem o Brasil como sede para o biênio 2021/2022. Os encontros ocorrem em Brasília. Ele discursa nesta terça (26/07) e quarta-feira (27/07).

As falas de Austin não deveriam ser interpretadas como uma mensagem de interferência nas eleições, mas sim de que Washington acredita no sistema eleitoral brasileira como capaz de gerir uma eleição livre e justa, acrescentou o alto funcionário da Defesa. Caso concretizada, a fala de Austin não seria a primeira mensagem do tipo dos EUA direcionada ao Brasil. Há uma semana, Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado americano, também deu declarações afirmando que os EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, descrito por ele como um modelo.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Racha na família – Carlos e Eduardo Bolsonaro faltam a convenção do pai; Adélio pode ser solto pela Justiça

2 – DCM Ao Meio-Dia: Lula sugere que se evite medir forças com bolsonaristas no 7 de Setembro

3 – DCM Ao Meio-Dia: Moraes manda prender bolsonarista que ameaçou Lula, Gleisi e ministros do STF; Dilma rebate Temer

Capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro (PL) novamente terá um egresso das Forças Armadas como candidato a vice em sua chapa para a Presidência —desta vez, Braga Netto, militar da reserva que já atuou como ministro da Defesa e ministro-chefe da Casa Civil.

O democrata Tom Malinowski, membro do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, disse que Austin deveria deixar claro que os militares têm o dever de permitir que disputas eleitorais sejam resolvidas por meios constitucionais. “E deve lembrar que a lei dos EUA impede nossa cooperação com militares estrangeiros que participam de qualquer coisa que possa se assemelhar a um golpe.”

A fala veio após Bolsonaro, em reunião convocada com embaixadores, disseminar mentiras sobre as urnas eletrônicas, desacreditar o sistema eleitoral, oxigenar novas ameaças golpistas e atacar, novamente, o STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA