DCM ao Meio-Dia com Rudá Ricci traz Franklin Martins

Atualizado em 5 de dezembro de 2021 às 15:00
Veja Franklin Martins
DCM ao Meio-Dia com Rudá Ricci traz Franklin Martins. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Franklin Martins é o assunto. Rudá Ricci analisa as últimas notícias e conversa com o jornalista Franklin Martins. Moderação: Fabrício Rinaldi.

LEIA MAIS:

1 – Presidente ou Presidenta? Entenda a polêmica e descubra qual o jeito certo de falar

2 – VÍDEO – Mulheres protestam contra Moro ao som de Bella Ciao

3 – Frente ampla, mas até onde? Por Moisés Mendes

Quem é Franklin Martins?

Franklin de Sousa Martins nasceu em Vitória no dia 10 de agosto de 1948.

É um jornalista político brasileiro.

Foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Brasil durante o segundo mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva até dezembro de 2010.

Filho do senador Mário Martins, estudou no Colégio Aplicação no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como jornalista aos 15 anos, como estagiário do jornal Última Hora.

Aos 20, como estudante de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (à época Universidade do Brasil), Franklin foi eleito presidente do DCE da Universidade e, logo depois, vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes, do Rio de Janeiro.

Quando jovem, foi líder estudantil e depois guerrilheiro, militante do grupo comunista MR-8 e da Dissidência Universitária da Guanabara, em que era conhecido pelo codinome de Valdir. Na ditadura militar, teve papel importante nos movimentos que se opunham ao regime e tinham como objetivo a instalação de um regime de molde socialista no Brasil.

Como jornalista, foi comentarista político em diversos veículos, até chegar à Rede Globo em 1996. No ano de 1997, foi afastado da sucursal de Brasília do jornal O Globo, pois sua esposa passou a trabalhar no gabinete do então parlamentar José Anibal, do PSDB.

Atuou no Jornal Nacional e no Jornal da Globo até maio de 2006. Nesse ano, quando Caio Túlio Costa assumiu a presidência do iG, Franklin Martins foi contratado como comentarista do portal, junto com Mino Carta, Paulo Henrique Amorim e José Dirceu.

No ano de 2007, foi convidado a ser ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula.

Naquele governo, teve a função das relações do governo com a imprensa, da publicidade oficial e também do projeto de uma rede nacional pública de TV.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.