Presidente ou Presidenta? Entenda a polêmica e descubra qual o jeito certo de falar

Atualizado em 5 de dezembro de 2021 às 13:18
Veja Dilma Rousseff
Dilma Rousseff. Foto: Evaristo Sá/AFP

Como é correto chamar a mulher que exerce o cargo na Presidência da República? Presidente, padronizando a palavra masculina, ou presidenta? Vamos descobrir.

LEIA MAIS:

1 – Quem era Carlos Marighella, que virou filme e que completa 110 anos de nascimento

2 – Veja o VÍDEO de melhores momentos de Lula no PodPah

3 – Tarso Genro alerta para risco de “golpe institucional” contra Lula

Presidente ou presidenta?

Dilma Rousseff, enquanto governou o Brasil, entre 2011 e 2016, colocava-se publicamente como presidenta do Brasil.

Qual é a palavra correta para o feminino nesse caso? Presidente ou presidenta?

Ambas as formas são corretas e existe uma regra antiga de que as palavras com os sufixos ente, ante e inte são comuns de dois gêneros.

É por isso que elas podem comportar o masculino e o feminino. É o caso da palavra presidente.

Confira outros exemplos: dirigente, despachante, ajudante, pedinte, atendente, viajante, estudante, comandante, governante.

Presidenta, de acordo com o dicionário Aurélio, é a “mulher que preside ou mulher de um presidente”, distinta de presidente, que é “pessoa que preside” ou “o presidente da República”.

Houaiss define como “mulher que preside (algo)” ou “mulher que se elege para a presidência de um país” para definir presidenta e, para presidente, em “título oficial do chefe do governo no regime presidencialista” -substantivo de dois gêneros.

A forma tradicional, comum de dois gêneros, não tem nenhum sentido discriminatório. No entanto, presidenta tem mais um peso político que linguístico – uma visão inteligente que Dilma optou após tornar-se a primeira mulher nesse cargo.

A palavra governanta não é o feminino de governante e sim vem do francês “gouvernante”. Tem um significado próximo, mas limitado, discriminatório de gênero, de quem administra uma casa.

A mídia corporativa, de forma generalizada, como a Folha de S. Paulo, chama Dilma de presidente, deixando de lado a forma presidenta que ela preferiu para definir seu cargo nos anos de poder.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.